O que foi a JORNADA VOCACIONAL de Ubá

Atendendo a sugestão fraterna do SOR/CAEP, partilho, em síntese, o que foi a JORNADA VOCACIONAL de Ubá (27 a 29 de abril):

Aconteceu pela 2ª vez a edição da Jornada Vocacional da Rede Sagrado em Ubá. Promovida pela Equipe de Juventude/Animação Vocacional das RSCM, o evento se propõe o desafio de discutir o tema vocação com jovens do século XXI, num contexto escolar, preponderantemente de classe média, levantando questões e buscando respondê-las naquilo que concerne ao tema.

 Estiveram em Ubá as irmãs Suzana e Lúcia Araújo, acompanhadas de duas postulantes, Daniela e Rânela. Envolvemos praticamente toda a escola nesse processo, de 5º ano do Ensino Fundamental I ao CTMA – Curso Técnico em Meio Ambiente, passando também por pais, funcionários, grupo da melhor idade, Família Ampliada e Projeto Vida Irmã Maria de Aquino.

 A Jornada Vocacional é precedida de um trabalho com os grupos nela envolvidos que consiste em recordar o básico: o que é vocação?, qual a pertinência de uma discussão como essa?, quais as vocações específicas? etc. Isso facilita muito a condução dos trabalhos, pois funciona como a construção de uma base mínima argumentativa, o que permite ao grupo utilizar mais qualificadamente o espaço de discussão com a equipe que vem de fora.

Foram três dias muito intensos, com uma programação que começava às 7h da manhã e terminava às 20h. A equipe se doou completamente, repetindo com grupos diferentes, exaustivamente, o mesmo roteiro, de muito boa vontade. A presença das duas jovens deu novo sentido a esse encontro, fazendo com que ele fosse diferente da primeira edição; de certa forma, conectando-o mais à juventude do que o anterior, que também foi muito bom.

 As duas jovens, além de muito articuladas, falando bem em público, sem nenhum constrangimento, com um português corretíssimo e uma simpatia cativantes foram as que mais chamaram a atenção dos adolescentes. Acostumados a ver a Vida Religiosa apenas pelos olhos de pessoas mais maduras, foi um ganho ouvir e ver uma nova geração apostando nesse caminho para o seguimento de Jesus Cristo.

 Irmã Suzana e Irmã Lúcia Araujo formaram uma boa dupla de trabalho. O que uma iniciava, a outra complementava. Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Primaram pela clareza, pela seriedade e pela delicadeza na abordagem de temas, por vezes, embaraçosos. Foi um verdadeiro gesto de doação da parte delas abrirem-se assim para diferentes grupos, partilhando alegrias, dúvidas, histórias… Foi muito, muito enriquecedor.

 Durante a Jornada Vocacional, aproveitando a presença do grupo, o SOR promoveu o 1º Encontro com os Candidatos à 15ª edição da Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário que, nesse ano especial, abre-se a estudantes selecionados de escolas públicas de Ubá, Guidoval, Paula Cândido e Brás Pires. Durante uma tarde inteira, 88 jovens conheceram mais sobre esse projeto, ouviram a partilha dos missionários e aprofundaram seu discernimento.

 O assunto vocação, a partir de agora, será retomado nesses mesmos grupos, avaliando e celebrando tudo o que pudemos receber e perceber do momento. Em 2018, esperamos, um novo momento acontecerá, uma nova semeadura será feita. Que Deus, em seu infinito amor, nos ajude a cuidar dessa terra, dessas sementes e que, por intermédio de nós, mais e mais pessoas respondam ao chamado: “Senhor, aqui estou!”