Participação da REAJE na Missão Jovem em Brasilia/DF

Tendo em vista o trabalho articulado proposto pela Área da Missão do Instituto das RSCM, participei durante os dias 30 de maio a 04 de junho de 2016 da Missão Jovem – Atitude solidária, em Brasília/DF.  O objetivo da minha participação foi aproximar o trabalho da REAJE de outras áreas do IRSCM. Isto pode contribuir para melhorar o meu fazer e o fazer daqueles com os quais estive em outras frentes de ação do Instituto das RSCM.

A Missão Jovem – Atitude Solidária do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, realizada em colaboração com Projeto Vida Padre Gailhac, aconteceu na comunidade do Morro da Cruz, na região de São Sebastião/DF. Durante os quatro dias, os alunos voluntários e adolescentes desempenharam atividades culturais e ações de conscientização a temas como: sustentabilidade, violência, higiene, dentre outros. O Projeto Vida também esteve presente com representação dos adolescentes que contribuíram com a troca de experiências em roda de conversa com pessoas da comunidade, com a constatação do grande número de casos de violações de direitos em relação a crianças, adolescentes e mulheres que ocorrem dentro de casa, mascarados pela falsa proteção do lar. A Missão Jovem tem como finalidade incentivar o protagonismo juvenil dos alunos do CSCM e adolescentes do Projeto Vida e contribuir também para as famílias da comunidade, por meio de ações solidárias. Trata-se de um trabalho de formação cristã e humana, pelo qual objetiva-se desenvolver e propagar a missão, a visão e os valores do colégio SCM e Projeto Vida, “para tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, conforme desejava o nosso fundador, o Padre Gailhac. Todas as atividades foram orientadas pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa – SOR, e acompanhadas por colaboradores do Colégio SCM e do Projeto Vida Padre Gailhac.

No sábado, dia 04/06, aconteceu a celebração em homenagem ao Sagrado Coração de Maria.  O evento contou com a participação da comunidade educativa (colaboradores e alunos), familiares e equipe do Projeto Vida Pe. Gailhac.

Agradeço a oportunidade de poder somar com os alunos, adolescentes e equipe do Projeto Vida bem como conhecer o espaço da Missão, Morro da Cruz que necessita de uma maior atenção e sei que as/os Missionárias/os juntamente com suas famílias podem dar sua contribuição e fazer a diferença nesta localidade tão necessitada. Não fazer assistencialismo, mas uma parceria para melhoria de vida das pessoas desta comunidade, já que somos pessoas que lutamos pela defesa da vida e vida plena. Gratidão!

Colaboração de Iracema Soares – Analista de Projetos Sociais