Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Reunião com familiares das crianças e adolescentes

Realizamos uma reunião com os familiares das crianças e adolescentes, para tratarmos sobre as visitas que receberão durante a 15ª Missão Jovem Intercâmbio Solidário, que aconteceu no período de 07 a 09 de julho. As visitas aos familiares das crianças e adolescentes aconteceram no dia 09/07, no turno da manhã. Durante a reunião, relatamos aos participantes a necessidade de construção de uma nova cerca aqui na sede do Projeto, e que, para que isso fosse possível, necessitávamos da participação de algumas famílias. Tratamos também neste momento, a  respeito da gincana de férias durante o mês de julho, para que os familiares pudessem se adequar às mudanças no horário de funcionamento do Projeto Vida, no período de férias escolares.

Devemos destacar que a reunião foi muito positiva,. Os participantes mostraram-se muito interessados nos assuntos tratados.

Planejamento das atividades para o mês de julho/2016

Para que a gincana de férias pudesse acontecer da melhor maneira possível, educadores e coordenação planejaram juntos todas as atividades, conforme a aptidão e interesse das crianças e adolescentes. Pensamos juntos numa abertura que deixasse as crianças e adolescentes muito felizes, seguida por diversas provas de competições.

Construção da cerca do Projeto pelos pais das crianças e adolescentes

Com o objetivo de incentivar a participação da família nas ações do Projeto Vida, convidamos os pais para serem voluntários na construção da cerca na sede do Projeto, para que pudéssemos juntos arrumar a casa, para a realização da festa julina. Após demonstração de interesse em participar por parte de alguns, marcamos para um sábado de manhã, a realização do serviço.

E assim eles iniciaram os trabalhos e quando perceberam que não davam conta de todo o serviço naquela manhã, marcaram para dar continuidade no sábado seguinte. Ao final dos dias trabalhados, fizemos uma roda na pracinha para que eles pudessem alimentar junto de suas crianças que compareceram. Devemos destacar que este momento foi muito importante, uma vez que os pais tiveram a oportunidade de fazer algo pela instituição que acolhe suas crianças e adolescentes cotidianamente.

Oficina desenvolvida pela Coordenadora e Assistente Social

Com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares das crianças e adolescentes, estamos desenvolvendo um projeto com as crianças e adolescentes, cujo tema é: “Família: a base de tudo”. No primeiro momento, realizamos roda de conversa com os participantes, distribuindo imagens de diversos momentos em família, para que todos pudessem partilhar sobre sua família, suas expectativas, desejos e sonhos. Após a participação e contribuição de todos, realizamos uma atividade com os participantes, mostrando–lhes a importância da família em nossas vidas, que devemos ter respeito por todos.

No segundo momento, informamos a eles sobre os casos em que crianças e adolescentes, com seus direitos violados e com rompimento dos vínculos familiares, são retiradas de suas famílias para viverem em abrigos. Aqui no município de Ubá, as crianças são encaminhadas para a Casa da Criança e os adolescentes para a Casa da Juventude. A seguir, pedimos às crianças que nos mostrassem, através de desenhos, como imaginam ser os abrigos para as crianças e adolescentes. Eles usaram a imaginação no desenho, porém, percebemos através dos desenhos, que se tratava de algo negativo para eles. Não viam os abrigos, como protetores das crianças e adolescentes. Partindo deste pressuposto, decidimos como culminância do assunto trabalhado, levá-los a uma visita numa dessas instituições, para que pudessem conhecer a realidade de lá. Conforme a disponibilidade em nos receber, agendamos a visita para a Casa da Juventude e pedimos aos adolescentes, que construíssem perguntas para que pudessem utilizá-las durante a visita. Foram um total de 05 perguntas, voltadas para sociedade, educação, amizade, família e a instituição. Após selecionarmos as melhores perguntas, foram distribuídas entre alguns adolescentes, para que pudessem utilizá-las lá no Abrigo, durante uma roda de conversa.

vemos destacar que a visita aconteceu da melhor maneira possível. Fomos muito bem recebidos na instituição. Os adolescentes que lá vivem foram participativos e muito contribuíram com o momento, através de partilhas.

Oficina de capoeira:

Tivemos no final do mês de junho a alegria de receber a visita de um mestre de capoeira, oferecendo-se para ser voluntário no Projeto Vida. E assim foi possível retornar com a oficina de capoeira. As crianças e adolescentes são muito participativos.

Missão Jovem

A Missão Jovem aconteceu com a participação do Projeto Vida. A coordenadora do Projeto teve o privilégio de participar de toda a missão e poder conhecer um pouco mais sobre a realidade do município. Acompanhou um grupo de missionários nos trabalhos no Bairro Palmeiras, local este que é sede do Projeto Vida. Realizaram visita na Creche do Bairro, no Projeto Vida e numa Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos.

Além disso, todos os participantes da missão, realizaram visitas aos familiares das crianças e adolescentes inseridas no Projeto Vida, como também, ajudaram na realização da festa julina do Projeto.

Gincana de férias

A gincana de férias iniciou no dia primeiro de julho, com muita diversão e alegria. Contamos com a presença de um voluntário que é animador de festas “Ronaldo”, que realizou diversas brincadeiras com as crianças e adolescentes. Aproveitamos a abertura deste momento para celebrarmos os aniversários do semestre. Foi um momento de muita alegria por parte de todos.

A gincana está acontecendo no turno da tarde, com a participação de uma grande parte do nosso público, em torno 60% de presenças.

Nessa última semana, estamos finalizando as competições. Realizaremos uma feira de trocas e um piquenique na sexta feira, numa chácara no final do bairro.

Festa julina:

Aconteceu no dia 09 de julho a festa julina do Projeto Vida. Teve muita dança e comida boa. Contamos com a participação de familiares, crianças e adolescentes, missionários e trio gestor do Colégio Sagrado. As crianças e adolescentes fizeram belíssimas apresentações.

Formação dos educadores

Visando melhorar cada vez mais os serviços prestados pelos educadores do Projeto Vida, realizamos um momento de formação com toda a equipe. O momento foi conduzido pela coordenação e serviço social. Abordamos sobre a missão, visão e valores da instituição, sobre a espiritualidade e a mística, sobre o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, sobre a educação não formal, sobre as sugestões de atividades a serem realizadas no serviço, sobre a postura profissional do educador, sobre o trabalho em rede e os desafios vivenciados na nossa realidade. A seguir, aconteceu uma roda de conversa, momento este em que cada participante deu a sua contribuição sobre o serviço realizado e, para finalizar, pedimos que formassem dois grupos para fazerem um estudo de caso, acerca de uma história (conflito familiar) apresentado.

Para encerrar este momento, realizamos a leitura bíblica de Jo 10 (1-18), apontando a necessidade dessa passagem bíblica ser norteadora de nossas ações diárias no Projeto Vida.

Colaboração de Ozias Fonseca (Coordenadora do Projeto)