ENCONTRO NACIONAL DA FAMILIA AMPLIADA SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Nos dias 6 e 7 de agosto de 2016, aconteceu o Encontro Nacional da Família Ampliada, que teve como tema: A dimensão Humana em Jesus Cristo, em Gailhac e em nós, membros da FASCM. O encontro reuniu cerca de 45 membros  da Família, dentre eles leigos e religiosas, estando presentes os grupos de Lima Duarte, Lagoa, Vale do Jatobá, Ubá, Volta Redonda – RJ, Serra-ES e Janaúba.

O primeiro dia, sábado pela manhã, tivemos um momento orante, onde confeccionamos a nossa colcha de retalhos com palavras de incentivo, amor e compromisso. Logo em seguida nos dirigimos para o auditório onde tivemos um momento marcante com a Irmã Silvete,RC que nos presenteou com o tema: Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai – com a reflexão do documento do Papa Francisco referente ao Ano da Misericórdia.

Na parte da tarde tivemos a graça de ouvir Irmã Lúcia Rezende, e trabalhar com ela o Ano Jubilar da Misericórdia, com o intuito de nos alertar sobre a perda da sensibilidade e ter um olhar atento, para além das aparências. Estudamos também a história do bom samaritano e do Padre Gailhac, e suas semelhanças com Jesus Cristo.

À noite tivemos a Noite Cultural cantante e dançante, ao som da viola, violão e acordeão; fizemos nossa partilha de comidas típicas de cada localidade, e confraternizamos com diversas lembranças como, por exemplo:  a tradicional panela de barro do ES e doce de manga de Ubá.

No segundo dia tivemos a presença da Provincial Ana Helena Andreão, Irmã Ângela e Irmã Rosinha. Iniciamos nossas atividades com a oração partilhada do evangelho, onde cada membro citou um versículo bíblico. Em seguida retornamos para o auditório onde tivemos a apresentação do livro de autoria das Irmãs Angela e Lourdes Machado. Nos relatos elas comentaram os contextos históricos com muito carinho e emoção. Logo após tivemos a presença de Waldemar, membro do CAEP. Seguindo a programação, o palestrante foi o psicólogo Rubens F. do Nascimento com o tema: Misericórdia e as expressões da misericórdia em nós. Teve como objetivo provocar reflexão sobre a experiência humana e cristã contemplando a misericórdia. Para a finalização do encontro tivemos a eleição do novo coordenador da Família Ampliada. Irmã Ana Helena agradeceu o tempo de colaboração de Henrique e deu as boas vindas à nova coordenadora, Sonia. O enviou foi feito na presença de todos os membros.

“O encontro com o Senhor nos coloca em movimento, nos impele a sair de nós”. (Papa Francisco)

Colaboradores: Carmem, Cristina, Eliana, Eusabeth e Kélio – Família Ampliada da Serra – ES