SIMPLES PARTILHA

Mais uma vez venho partilhar um pouco da minha experiência, como Jovem Professa, aqui em Nova York.

No inicio, literalmente, tudo era novo, diferente, difícil de acompanhar, compreender o sotaque americano, de me fazer entender, enfim, nada melhor do que dar tempo ao tempo e ser paciente neste processo de transição e adaptação ao novo, ao diferente.
Para mim está sendo muito importante e de grande valor o apoio que cada uma das nossas Irmãs tem me oferecido e, melhor ainda, é que, neste processo de adaptação e aprendizado, nós temos caminhado juntas.

No primeiro mês foi um tempo de ter uma visão mais ampla das coisas, lugares, encontrar com algumas pessoas, fazer amizades, me dar a conhecer, familiarizar com meu local de trabalho, com a enorme Comunidade das Irmãs idosas.
Os meses de julho e agosto são a estação do verão e tempo de férias escolares. Mas aqui em nosso Projeto RSHM Life Center, para todo o mês de julho, as crianças se inscrevem e há uma seleção para participarem do -“Summer Camp” – Acampamento de Verão – com atividades, jogos, passeios, 2 dias de piscina durante a semana e muito mais. Eu chegava na Comunidade no final do dia desejando somente banho e cama. Foi uma experiência boa!

O mês de agosto foi um tempo de encontro, oração e descanso.
Passei duas semanas indo para a Comunidade das Irmãs idosas, colaborando um pouco com duas das funcionárias na interação, atividade fisica e artes que elas são encarregadas e praticam com as Irmãs que estão mais fragilizadas, mas que não estão totalmente paralisadas. Simplesmente o fato de poderem sair do quarto e respirarem o ar de fora, das árvores, já é algo muito bom para elas.

Com isso pude conhecer mais as Irmãs e vice-versa, me dar a conhecer. Não digo que foi um tempo fácil, pois tive muita, muita dificuldade em compreender o de que precisavam e de me comunicar de forma clara e correta, pois pensavam que sou de língua inglesa. De tudo também não foi só mal. Mais uma vez aprendi que preciso ser paciente comigo. Tive bons momentos de alegria, de agradecimento a Deus pela vida de cada uma que, enquanto pôde, foi uma vida de doação e serviço, assim como é em nossa história de RSCM. Deus seja louvado!!!

Também fiz meu Retiro de 8 dias, onde pude juntar todas as experiências, a saudade de tudo e tod@s com que eu estava acostumada, as dificuldades, meus sentimentos, as novidades, minhas esperanças e colocar no coração de Deus. E, assim, poder deixar que Seu Espírito de amor aja em mim, dando-me forças neste novo caminhar.

Algo que para mim também foi bem prazeroso deste retiro é que aconteceu em Sag Harbor, o lugar onde as primeiras Irmãs chegaram aqui nos Estados Unidos. Conhecer e relembrar o que estudei com a Ir. Kathllen Konnell foi muito bom.

Agora, início do ano escolar. De fato, agora que começo meu trabalho, que começo a me engajar no que fui destinada a fazer.
Já são três meses aqui. O tempo aumenta e as responsabilidades também!
Assim vou caminhando, tentando sempre dar o melhor de mim naquilo que sou capaz.

Continuo contando com a oração e carinho de todas e cada uma.
Com muita saudade e um abraço brasileiro,

Fernanda, RSCM.