Fé e Política: Caminho do Evangelho

 – Votar certo para melhorar a vida da Comunidade – 

No dia 3 de outubro serão realizadas as eleições municipais em que serão escolhidos os prefeitos, as prefeitas, vereadores e as vereadoras. Eles serão os governantes de nossa comunidade por quatro anos. É o seu voto e o voto dos demais eleitores que vão decidir quem se elege e quem não se elege. Se não se fizer uma escolha, bem refletida, colocaremos no governo municipal pessoas de quem nos arrependeremos, durante quatro anos.

O eleitor consciente não tem apenas o dever de votar com toda responsabilidade. Tem também o dever de ajudar os outros a votar, de orientar seus familiares e amigos, explicar a quem está desorientado; finalmente, ser um agente da boa política, um defensor da responsabilidade do voto. A Igreja é mãe e mestra.

Esta atitude do eleitor cristão, também inclui fiscalizar o processo eleitoral. Observar se os candidatos estão se comportando devidamente. Se não estão mentindo, ameaçando, subornando, fraudando as eleições. Uma das maneiras de fraudar as eleições é usar dinheiro ilícito nas campanhas, é não prestar contas de seus gastos à Justiça Eleitoral, é não declarar a origem e a quantidade do dinheiro que está utilizando na campanha. Tudo isto se chama “caixa dois” e é um dos piores procedimentos que um candidato pode praticar. Desconfiem dos candidatos que agem assim.

Vejam o que acontece com a atual crise política brasileira. Quanta corrupção necessária de ser apurada devidamente e punido quem quer que seja realmente culpado! Por outro lado, a crise criou um clima emocional muito forte, gerando muita intolerância entre os brasileiros. Como cristãos não podemos incentivar nenhum desrespeito à pessoa humana. Adversários políticos não se devem tratar como se fossem inimigos.

Lembre-se: voto não tem preço, voto tem consequências.

cbjplogo1 JPIC