Atividades realizadas durante o JPIC/ 2016 – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino-Ubá/MG

Nos anos anteriores, os momentos do JPIC aconteciam com a participação das crianças e adolescentes, que realizavam apresentações acerca da temática; este ano, aconteceu de forma diferente. Decidimos buscar os familiares para a participação deste momento tão importante, tendo em vista que devemos estimular e contribuir para que o empoderamento dessas famílias aconteça de fato.

Em reunião realizada previamente para falar sobre o momento e convidá-las para participarem, percebemos que se mostraram interessadas e assim os temas foram divididos entre algumas mães das crianças.

Para este momento, contamos com a presença da Religiosa, SCM Irmã Maria Lúcia Araújo, o professor Evandro Albuquerque, a missionária Elisangela Silva Cardoso, os educadores do Projeto Vida e os familiares das crianças e adolescentes.

Elaine Maria Rosa Lopes, que é mãe de uma criança que frequenta o Projeto Vida no turno da manhã, falou com muita propriedade sobre a Justiça, trazendo para este assunto, o que elas mulheres vivenciam no mercado de trabalho, uma vez que têm duplas, triplas jornadas e não são remuneradas como os homens.

Fernanda Ramos Moreira, que é mãe de três crianças que frequentam o Projeto Vida no turno da tarde, e Vivian da Penha Quirino, que é mãe de uma adolescente que frequenta o Projeto Vida no turno da tarde, falaram sobre a Paz; Fernanda iniciou sua fala dizendo que é muito difícil falar sobre paz sem justiça e que aqui no bairro não está tendo paz. Ela não tem sossego para deixar seus filhos em casa para ir trabalhar. Há alguns dias deram um tiro em seu portão. Já a Vivian falou que para que o mundo tenha paz, ela deve começar dentro de casa. Relatou com muita propriedade e emoção, seus conflitos vivenciados e o resultado deste relacionamento foi a falta de paz. Hoje separada, busca resgatar a paz no lar junto aos seus filhos.

Luciovanda Dio Vania Ferreira da Silva, mãe de uma adolescente e Neide Aparecida de Oliveira Paiva, que também é mãe de uma adolescente, ambas frequentam o Projeto no turno da tarde, falaram sobre a Integridade da Criação, de uma maneira muito carinhosa, Luciovanda fez uma pesquisa acerca da consequência do lixo para o planeta, mostrando que todos nós devemos ter atitudes que contribuem para a proteção de nosso planeta, uma vez que Deus criou tudo de maneira perfeita, mas que o homem é o responsável pela destruição. Luciovanda e  Neide relataram aos presentes que procuram no lixo o que pode e deve ser reaproveitado, criando muitas peças através deste reaproveitamento. No final, Neide se ofereceu a ser voluntária no Projeto Vida e ensinar às crianças e adolescentes a construírem objetos através do reaproveitamento do lixo.

Contamos também com a participação de Sheila Sheila Durigueto dos Santos, estagiária do Projeto Vida, que relatou sobre os trabalhos que são realizados pelos educadores ao longo do ano.

Irmã Maria Lúcia encerrou o momento, falando aos presentes sobre a emoção vivenciada.

Parabenizou a cada participante e disse estar encerrando o dia, alimentada pelo relato de cada participante. E com a oração do Pai Nosso o momento foi encerrado. Devemos destacar que a condução daquele momento pelas mães das crianças e adolescentes, superou a expectativa de todos, a elas os nossos parabéns!.

Colaboração de Ozias Fonseca – Coordenadora da Unidade