Retiro Jovem SCM – Brasília

Nos dias 23 e 24 de setembro passado, sexta e sábado, fui agraciado com a participação do Retiro Jovem do CSCM-Brasília. O grupo foi composto por 8 educadores e 37 jovens do 9º Ano e Ensino Médio, sendo quatro deles componentes de uma banda, que assumiu a animação do evento, compartilhando os seus dons. O tema foi Eu Projeto, interpretado tanto como Eu, projeto (autoconstrução) quanto como Eu projeto… (legado para o mundo).

O acolhimento dos participantes aconteceu no Espaço Multicultural, com a presença do Diretor, Guilherme de Andrade, e da CE do Ensino Médio, Alexandra Romeiro. Depois, de ônibus, viajamos cerca de uma hora até a Chácara Família de Nazaré, muito aconchegante, onde todos se acomodaram.

Após o lanche e a abertura musical, houve a teatralização de cinco passagens bíblicas: o tributo a Deus e a César; a parábola do semeador; a mulher adúltera; o bom samaritano; o filho pródigo. Serviram elas de base para todo o Retiro.

À noite, após uma partilha dos professores Járliton Oliveira e Waldemar Bettio com ênfase no Projeto de Vida, cada participante foi convidado(a) a escrever uma carta a si próprio(a), descrevendo como gostaria de estar, daqui a cinco anos, nas dimensões pessoal, profissional, afetiva e outras. Foi um momento de muita introspecção e emoção, destacado na avaliação final como o mais forte do Retiro. Essa carta foi selada e será arquivada na Biblioteca, devendo ser aberta apenas em 2021, com a presença de todos os envolvidos.

Depois disso, divididos em equipes, os jovens lançaram-se animadamente a uma “caça ao tesouro”, terminando com um singelo “luau” em torno de uma fogueira, acompanhado de refrigerante, bolo, pipoca, boa música e muita conversa, que para alguns se estendeu até a madrugada.

A oração matinal do sábado teve por base frases do Pe. Gailhac e da Ir. Saint Jean, aplicadas à situação existencial de cada jovem. Depois do café, num momento de “deserto”, os retirantes tiveram a oportunidade de repassar os momentos vividos até então e avaliar a existência à luz dos valores cristãos. Feito isso, um animado “futebol de sabão” relaxou, divertiu e integrou a todos.

Na avaliação final, os pontos destacados foram a carta a si próprios, o rompimento com a rotina de estudos, o estreitamento das relações interpessoais, a maior compreensão do que seja um projeto de vida e a importância de momentos para introspecção, avaliação da vida e diálogo com Deus. Alguns depoimentos pessoais próprios da transparência adolescente emocionaram o grupo. As presenças da Daniela, CPS do EM, dos professores William e Luís César, da comunicadora Caroline e dos auxiliares de disciplina Maxuel e Daniela foram bastante elogiadas. A ausência da Ir. Maria Lúcia Araújo, devido a um imprevisto de última hora, foi grandemente sentida. O Prof. Járliton, embora recém-chegado ao Colégio, revelou criatividade e competência na coordenação, conquistando o respeito e a simpatia dos estudantes.

O retorno a Brasília foi tranquilo, sob chuva suave. Algumas famílias nos esperavam e, no hall de entrada do Colégio, num círculo de mãos dadas, fizemos a oração conclusiva e nos demos o

abraço de despedida. Revigorados, cada um e cada uma foi viver, no seu cotidiano, os apelos sentidos nas horas de convivência e recolhimento.

Prof. Waldemar Bettio