“É missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a Sua voz”.

Assim começava a Missão Jovem Sagrado Coração de Maria/Intercâmbio Solidário 2016, da unidade de Vitória-ES. Tive o prazer de participar, pela primeira vez, junto da equipe composta por alunos do colégio, jovens do Projeto Vida, educadores, pedagogas, alguns ex-alunos e a Ir. Lúcia Araújo, sob as orientações de Andrea Martins, coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa –SOR. Mais de 60 envolvidos diretamente, sem contar os que estavam por detrás dos bastidores, empreendendo esforços, rezando e enviando energias positivas para que tudo ocorresse conforme o esperado.

Partimos, entusiasmados e alegres, para a Paróquia Santíssima Trindade em Aribiri – Vila Velha ES, no dia 22 de setembro às 7h da manhã.

A chegada à paróquia foi em clima de festa, a comunidade nos aguardava com um saboroso café da manhã e muita disposição para nos acompanhar.  O Padre Carlos Magno presidiu uma celebração de envio. Em suas palavras ele agradeceu pela nossa chegada e falou um pouco sobre a realidade que iríamos encontrar, uma comunidade inserida na periferia urbana que abriga pessoas de muita fé, “Será uma troca de graças” disse ele. Andrea agradeceu à comunidade pela acolhida e disponibilidade em nos receber e proporcionar essa experiência.

Após a bela acolhida e a divisão dos grupos, seguimos ao encontro daqueles moradores que aguardavam a visita dos jovens missionários.

Foram mais de 200 visitas entre famílias, escolas, creches, catequese e estabelecimentos comerciais. Três dias intensos de ladeira acima, ladeira abaixo, sol escaldante, alguns contratempos e cansaço físico, mas isso não abalou e nem fez desanimar os missionários. Tudo compensava quando víamos o sorriso no rosto e o brilho no olhar daquelas pessoas, que, mesmo enfrentando realidades tão cruéis, nos recebiam com tanta alegria e gratidão. Levamos palavras de incentivo, de encorajamento, de alento e de fé, e recebemos tanto em troca… Agradecimentos, orações, preces, o carinho das famílias que nos acolheram, dividindo conosco o pouco que possuem, a companhia especial e agradável daqueles moradores que se dispuseram a caminhar conosco, nos guiando e guardando pelas ruas e vielas da comunidade. Incrível a esperança e a fé daquele povo. Foi realmente uma troca de graças, como disse o Padre Carlos Magno.

Em cada casa que entrávamos trabalhávamos em nós o dom da escuta, da paciência, da compaixão. O meu grupo visitou uma comunidade a beira do mangue onde, cada vez que a maré sobe, casas e mais casas são alagadas. Não bastando, convivem ainda com a massacrante realidade das drogas e da criminalidade que arrastam muitos dos jovens que ali vivem.

Não raro foram os momentos em que as palavras nos faltavam ao ouvir o relato dos doentes aguxardando por cirurgias e/ou tratamentos médicos, das mães chorosas pelos filhos envolvidos com as drogas, pagando por algum delito cometido, vítimas da miséria, de uma sociedade que os marginaliza. Mas ela, a ESPERANÇA, não faltava em nenhum dos desabafos, a crença e religiosidade daquele povo os mantêm de pé e, de um jeito ou de outro, felizes. Exemplos de resignação.

E que maravilha ver os nossos adolescentes se doando àquela experiência, vivendo aquele momento tão intensamente, dedicando carinho e atenção às crianças daquela comunidade, chamando de pai e mãe as famílias que os acolheram. Que energia contagiante! No retorno para casa, no final do dia, após mais de 10 horas de missão eles ainda tinham pique para rir, brincar e cantar.

A experiência de ir ao encontro do outro foi muito gratificante, em especial para mim, que participei pela primeira vez da Missão Jovem SCM.  As palavras da Ir. Lúcia Araújo foram muito sábias, na celebração de envio ela disse: “Não vamos evangelizar, seremos evangelizados.”. E é exatamente assim que me sinto. O contato direto com estes adolescentes tão comprometidos com a vida, e com a esperança desta comunidade que, em meio a tantos desafios, não perderam a capacidade de amar e se doar, fazem de mim uma pessoa bem diferente da que partiu de Minas para as terras Capixabas.

Débora Reis
Missionária e secretária do Centro Administrativo Educacional da Província SCM.