Notícias do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – UBÁ/MG

Celebração de Ação de Graças:

Realizou-se no Projeto Vida, na última quinta feira do mês de novembro, a celebração de Ação de Graças. Para este momento, os educadores basearam-se no texto: “Um dia no céu”, história que narra a visita de uma pessoa ao céu e seu passeio pelos departamentos lá existentes, sendo eles: entrega, realização e reconhecimento dos pedidos feitos pelas pessoas.  Após contar a história, os educadores fizeram um momento de reflexão com as crianças e adolescentes com o intuito de levá-los a refletirem se são gratos a Deus por tudo que têm. Como encerramento do momento de reflexão, foi lido para as crianças e adolescentes a passagem bíblica dos dez leprosos, que aponta o milagre da cura realizado por Jesus e o reconhecimento por parte de apenas um. O educador buscou, com este exemplo, instigar nas crianças e adolescentes a gratidão pelas coisas que acontecem em suas vidas e que segundo a partilha na roda, não têm o hábito de agradecer. Devemos destacar que foi um momento de muita participação pelos presentes. Por fim, foi realizada uma partilha de alimentos, ao som da música: A montanha.

Show de Talentos:

Com o objetivo de estimular nas crianças e adolescentes as potencialidades, habilidades e talentos, aconteceu neste mês de novembro o show de talentos. Buscamos com este momento, ressaltar e incentivar o protagonismo das crianças e adolescentes que tiveram a autonomia e a livre escolha de suas apresentações. Vale ressaltar que no decorrer das apresentações, recebemos a visita da Irmã Duza, que participou do momento, assistindo com muita alegria as apresentações. No final, a religiosa fez com as crianças e adolescentes, um momento de conversa, lembrando um pouco das obras de Padre Gailhac e de sua importância para os Projetos Sociais.

Oficina de Culinária:

Na oficina de culinária as crianças e adolescentes encontram um ambiente acolhedor e estimulador, que busca proporcionar que tenham práticas corretas de higiene para manipular alimentos e que estimule a criatividade, que valorize a invenção e a descoberta. Que possibilite à criança e ao adolescente percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um momento de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver receitas diversificadas. Apresentamos um momento em que a oficina foi realizada com participação do grupo FORMIGA, sendo preparada a receita de: Bolinha de Queijo e no outro momento foi realizada pela cozinheira e coordenação, sendo preparada a receita: Torta de Abobrinha.

 

Oficina de Ecologia – Horta:

As crianças tiveram a oportunidade de realizarem a colheita de alguns legumes, plantados por eles na horta do Projeto Vida.

Celebração do Aniversário de Padre Gailhac:

O dia treze de novembro é uma data muito importante para todos nós, por ser aniversário de Padre Gailhac, homem este que dedicou sua vida em favor do próximo, principalmente os menos favorecidos e que defendia a vida, a vida em abundância. Para celebrar o aniversário de Padre Gailhac, os educadores prepararam um ambiente para receber as crianças e adolescentes para este momento. Em círculo o educador conversou com os mesmos, contando um pouco da história de Pe. Gailhac, desde a descoberta de sua vocação até a criação de abrigos que acolhiam mulheres e crianças em situação de risco. Após a conversa, tínhamos previamente preparado uma caixinha com diversas frases elaboradas pelo próprio Gailhac e que o acompanhava no decorrer de sua caminhada. Cada criança e adolescente pegou uma frase desta caixinha, fez a leitura da mesma e explicou com suas palavras o entendimento da frase. Foi um momento muito importante, visto que algumas crianças são novatas  e que desconheciam a grandiosa obra deste homem chamado Gailhac.

Celebração do Aniversário da Irmã Maria de Aquino:

Devemos destacar que o dia vinte e um de novembro também é muito importante para esta Instituição, visto que celebramos o aniversário de Irmã Maria de Aquino. Para celebrarmos este momento tão especial, os educadores prepararam um ambiente para a realização de um momento de espiritualidade festivo, cuja mística e principal foco era Irmã Maria de Aquino. Foi contada a história de vida desta religiosa, que abriu mão de muitas coisas em prol de seus sonhos. Dando continuidade, aconteceu uma roda de conversa onde cada participante falou sobre seus sonhos, momento este em que o educador tentou trazer para a realidade de cada criança e adolescente, a importância de nunca desistirmos de nossos sonhos. Sonhos estes que devem ser acompanhados de bons sentimentos; e que assim, como a Religiosa Irmã Maria de Aquino não desistiu de seus sonhos, que tenhamos a mesma perseverança.

Colaboração de José Francisco Neto (educador social) e

Ozias Fonseca (coordenadora)