Abertura do 1º subtema: “Amar o próximo em defesa da vida” – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá / MG

O educador preparou o ambiente para a atividade, colocou no centro da roda uma toalha estendida e sobre a mesma um cartaz com foto de ajuda mútua, vela acesa e uma imagem de Jesus. Iniciou a atividade lançando para os participantes a seguinte pergunta: o que significa para você amar ao próximo em defesa da vida?

Conforme os relatos dos participantes inseriu a pergunta: o que seria esse “amar ao próximo”?

A seguir, realizou a leitura “O poder de Deus” da cartilha “Evangelizando através de Histórias”, do Pe. Odair Ângelo Agostin.

Após a reflexão sobre a leitura acima, realizou a dinâmica: Como posso te ajudar? – momento este em que cada criança e adolescente recebeu um par de mãos e nelas escreveu uma forma (atitude) que podem ter para ajudar ao próximo. Cada participante realizou a leitura sobre o que escreveu e vai anexar esse material no painel para exposição.

Para finalizar, o educador dividiu a turma em dois grupos e eles foram desafiados a construírem duas peças teatrais sobre a leitura do dia “O poder de Deus”, que serão apresentadas na abertura das atividades do dia seguinte.

Devemos destacar que foi uma atividade muito participativa e que conseguimos contemplar os objetivos almejados que foram:

– Estimular as crianças e adolescentes a terem amor e respeito com o próximo;

– Identificar e reconhecer o amor como base para uma vida feliz;

– Reconhecer que amar ao próximo é amar a si mesmo;

– Ressaltar a importância do amor na sociedade, na família e em toda parte;

– Vivenciar o tema através de dinâmicas e brincadeiras.

Colaboração de  Ozias Fonseca (Coordenadora)