Dia Internacional da Mulher é celebrado com oração e homenagens na SCCE

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, dia 8 de Março, foi celebrado com oração e homenagens na Sociedade Civil Casas de Educação (SCCE).

Logo pela manhã, Religiosas e leigos se reuniram no setor das Fontes, onde, juntos, puderam refletir sobre qual é a real importância da data. Irmã Judith Calimam, Conselheira Provincial, deu as boas vindas a todos e, na sequência, convidou os presentes a cantar a música “Elas estão chegando”, de autoria de Valdomiro de OliveiraMarcos Gianelli e Francisco Esvael . Na sequência, Míriam Carmélia, Auxiliar da Secretaria Provincial, leu o evangelho de João 4,4-15: “Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.
Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dê-me um pouco de água.
Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. A mulher samaritana lhe perguntou: Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber. Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. Jesus lhe respondeu: Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva. Disse a mulher: O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? Jesus respondeu: Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
A mulher lhe disse: Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água.”

Inspiradas na leitura feita por Míriam e indagadas pela Ir. Judith, algumas mulheres enfatizaram o que queriam colocar em celebração como homenagem neste dia especial e de luta. A própria Ir. Judith iniciou a patilha e destacou a esperança das mulheres. Já Irmã Ana Helena, Provincial, enfatizou a persistência do gênero feminino. Iracema Soares, Analista de Projetos Sociais, salientou aquelas mulheres que lutam contra as resistências e a opressão. Irmã Rosa de Lima Pereira, Animadora da Rede Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) RSCM, exaltou os “homens que se permitem as verdades que só as mulheres podem trazer”. Míriam citou as mulheres que buscam pelos seus direitos e não se deixam abater pelas dificuldades da vida. Ivonete Viana, Assistente Financeiro, lembrou da sabedoria das mulheres e  Irmã Maria Cristina Caetano, Ecônoma da Província Brasileira, abrangeu a “capacidade criativa das mulheres em parceria com o homem que as acompanham na construção da vida de uma forma geral.

Após essas reflexões, o grupo, novamente, foi convidado a cantar, agora, a música “Maria, Maria”, do talentoso Milton Nascimento. Em seguida e de mãos dadas, foram realizadas as orações do Pai Nosso e da Ave Maria.

Já fazendo uma bela e sábia analogia com a passagem bíblica lida no começo da celebração, cada mulher recebeu um poço artesanal e um lindo cartão. “Presenteamos cada uma de vocês com essa lembrança para que, todos os dias, fiquem atentas à importância de buscarmos a verdadeira água, a verdade e o diálogo”, afirmou irmã Ana Helena.

Um cartão desenvolvido pela Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria – também foi entregue a todas as mulheres, que ainda foram homenageadas com a exibição do vídeo abaixo (vídeo 1). Assista e compartilhe!

Vídeo 1

O vídeo abaixo foi sugerido pela Ir. Ana Helena Andreão para celebrarmos este dia de luta, de união, de força e de resistência que simboliza o dia 8 de março.

Vídeo 2

Tabata Oliveira, Coordenadora de Comunicação Estratégica, e colaboração da Ir. Ana Helena Andreão, RSCM