Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

 

Oficina de Artes:

Na semana de 13 a 17 de março, os educadores realizaram um trabalho cujo enfoque foi a mulher, visto que 2017 é um ano Mariano. Almejamos, portando, realizar um trabalho focando no empoderamento da mulher.

O tema da semana foi “Mulher… símbolo de luta e coragem”, onde os educadores trabalharam a origem da data, fizeram uma espiritualidade contando um pouco da passagem bíblica em que Maria Madalena lava os pés de Jesus com suas lágrimas.

Trouxemos para a nossa realidade, onde cada um disse quais são as mulheres mais importantes de suas vidas e o por que de tal escolha.

Como homenagem, os educadores pediram às crianças e adolescentes que trouxessem de casa uma foto das mulheres mais importantes de suas vidas, pois juntos com os educadores, confeccionaram um porta-retrato para presenteá-las no encontro que realizaremos com as mulheres, no próximo dia 28 de março.

Jornada Vocacional:

Aconteceram nos dias 09 e 10 de março a celebração da jornada vocacional com as crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida. Irmã Delva de Oliveira e professor Evandro Albuquerque estiveram presentes nos dois turnos do Projeto Vida, para um momento de reflexão com as crianças e adolescentes acerca da vocação.

Devemos destacar que foram momentos de participação e interação por parte de todos.

Oficina de Culinária:

A oficina de culinária está acontecendo semanalmente nos dois turnos, conforme tínhamos planejado.

As crianças e adolescentes estão muito empenhadas em aprender algo novo.

Iniciamos a oficina, falando sobre os hábitos de higiene e os cuidados e atenção que devemos ter ao manipular alimentos.

Em seguida, foi realizada a leitura da receita, para que possam verificar se os alimentos necessários para o preparo estão disponíveis.

A seguir, foi executada a receita com a participação de todos os envolvidos.

No final, as crianças e adolescentes realizaram a organização do espaço e quando a receita estava pronta para o consumo, falaram para as demais crianças e adolescentes, como foi todo o processo, se tiveram alguma dificuldade, etc.

Em seguida, foi realizada a partilha do alimento, momento este em que todos têm a oportunidade de saborear o prato do dia.

Colaboração de Ozias Fonseca – Coordenadora do Projeto Vida