RSCMB > Notícias > Bazar Coração de Maria – Centro Missionário Coração de Maria – Vitória/ES

Bazar Coração de Maria – Centro Missionário Coração de Maria – Vitória/ES

A ideia do Bazar Coração de Maria nasceu na festa de Pentecostes, em 1987, em meio a uma alegre confraternização de todas as religiosas das comunidades locais, com a presença de Ir. Ângela Machado (RSCM), então Provincial. Conscientes da necessidade de ajudar a criança de rua, o primeiro Bazar Coração de Maria revelou talentos até então desconhecidos e uma arrecadação financeira motivadora à continuação da obra. Como grande incentivadora do Bazar, registra-se a figura do Padre Emílio Soares, sacerdote salesiano, que orientou o encaminhamento dos recursos obtidos com as vendas do Bazar para a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Vitória.

O Bazar passou a acontecer anualmente, sempre na semana que antecede o Dia das Mães. Do seu desenvolvimento surgiu a necessidade de ordenar os trabalhos e de mais mão de obra. Assim sendo, foram convidadas algumas senhoras que se propuseram a ajudar as Irmãs. Com a integração das Religiosas e voluntárias, em sede própria, fundou-se o Centro Missionário Coração de Maria (CMCM), em 21 de dezembro de 1996, com a presença da então Provincial, Ir. Teresinha Cecchin. Desde essa data, o Centro funciona ao lado do Colégio Sagrado Coração de Maria.

O Centro Missionário Coração de Maria, com sua diretoria própria composta por religiosas e leigas, segue a linha apostólica de Pe. Gailhac, fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM), e tem como lema a defesa da vida.

Abrangência Social

Toda a renda arrecadada nos três dias de bazar é revertida para o Centro Nova Geração (CNG), localizado em Nova Rosa da Penha, Cariacica. O Projeto Social da Pastoral do Menor é de atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco social. Atende diariamente a um público de 120 crianças e adolescentes, sem distinção de raça, sexo, crença, na faixa etária de 07 a 15 anos.

São crianças e adolescentes matriculados que frequentam a escola formal e possuem renda familiar per capita igual ou inferior a 1/6 do salário mínimo. Este espaço educacional-comunitário tem como objetivo contribuir para a dignidade humana do público beneficiário, com ações integradas e articuladas entre educadores sociais, crianças e adolescentes, por meio da arte engajada, buscando a construção e o exercício da cidadania.

São desenvolvidas atividades direta ou indiretamente relacionadas ao desenvolvimento da consciência crítica, do amor universal, da corresponsabilidade, além de serem também atividades voltadas ao lazer e à criatividade. O projeto educativo e comunitário foi fundado em 1990 e tem o compromisso com a transformação da condição de vida das crianças e dos adolescentes atendidos, buscando garantir-lhes os direitos básicos à cidadania.

Manutenção do Centro Missionário Coração de Maria

O Centro Missionário Coração de Maria mantém-se com parte da arrecadação do bazar anual realizado no Colégio Sagrado Coração de Maria. Com esse recurso, é comprado o material necessário para a confecção dos artigos que serão vendidos no próximo bazar. Além disso, acontecem doações espontâneas que muito têm colaborado na elaboração dos artigos produzidos. Quando chega a época da preparação do bazar anual, o grupo de senhoras do Centro Missionário se organiza nas tarefas a serem feitas e é determinado quem ficará responsável por cada atividade: caixa, pacotes, ajuda nas vendas no salão e no Cantinho de Doces.

Para visualizar o convite, clique aqui.