Notícias do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Celebração da Páscoa

 No período pascal os educadores optaram trabalhar os passos de Jesus até a sua ressurreição e os verdadeiros sentidos da páscoa e seus símbolos. Para encerrar este momento, realizamos uma Via Sacra, com a participação ativa das crianças e de todos os educadores, evidenciando assim, o verdadeiro sentido da Páscoa. Buscamos, através da Via Sacra, instigar as crianças e adolescentes a repensarem suas atitudes na família, na escola, no projeto e na sociedade de um modo geral, para que pudessem refletir se estão tendo atitudes corretas. A cada estação uma criança ou adolescente espontaneamente assumia um compromisso de renovação em defesa da vida. Encerrada a Via Sacra, aconteceu um momento de partilha de alimentos, celebrando a páscoa, e neste momento, os educadores distribuíram para as crianças e

adolescentes um girassol, como símbolo da páscoa, que representa a busca da luz, que é Cristo Ressuscitado. Este girassol foi confeccionado durante a oficina de artes.

Encerramento do Subtema :  “Amar o próximo em defesa da vida”.

Como encerramento do subtema, foi feito um momento em que os educadores relembraram, juntamente com as crianças e adolescentes, tudo o que foi feito durante o trimestre, através de roda de conversa e debate sobre o que aprenderam e como mudou suas vidas. Devemos destacar que foi um momento muito rico, uma vez que crianças e adolescentes realizaram belíssimas partilhas e foi possível perceber que os objetivos almejados foram alcançados.

Combate ao Bullying

Dentro do tema: “Amar ao próximo em defesa da vida”, trabalhamos com as crianças e adolescentes o tema Bullying, visto que tal prática atenta contra a vida, rompendo laços afetivos e empobrecendo as relações entre as crianças e adolescentes.

O tema foi abordado através de dinâmicas, rodas de conversas, interpretações teatrais, debates, filmes e histórias trazidas pelas crianças e adolescentes. Foi construído um mural pelas crianças e adolescentes sobre os diferentes tipos de bullying e as formas de se defender e evitar situações de agressão. O tema oportunizou as crianças e adolescentes, à reflexão acerca de suas atitudes, buscando melhorá-las.

Oficina de Cidadania

As crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de conhecer seus direitos e deveres, assegurados no ECA, que significa: “Estatuto da Criança e do Adolescente”. Essa oficina está sendo ministrada pela equipe técnica (coordenadora e assistente social). Uma trabalhando os direitos e a outra os deveres. Através desta oficina está sendo possível uma maior aproximação do serviço social com as crianças e adolescentes, firmando laços importantes.

Oficina de Esportes

Essa oficina acontece semanalmente, de uma maneira muito dinâmica, sempre com jogos e brincadeiras. Visando uma maior interação das crianças e adolescentes com os espaços da comunidade, o educador quinzenalmente leva as crianças e adolescentes a praticarem esportes na pracinha do bairro. Lá acontecem os jogos, tais como futebol e queimada, e outras práticas esportivas. Devemos destacar que as crianças e adolescentes gostam muito desses momentos, uma vez que a oficina fica diversificada e eles têm a oportunidade de irem a outros espaços.

Oficina de Culinária

A oficina de culinária acontece semanalmente nos dois turnos, propiciando aos participantes, aprenderem novas receitas culinárias, reaproveitar alimentos, como também, noções de higiene para a manipulação de alimentos. Os participantes do turno da manhã preparam o alimento para as crianças e adolescentes do turno da tarde, e o mesmo acontece com a oficina no turno da tarde. Preparam com muito carinho o alimento para as crianças e adolescentes do turno da manhã.

Colaboração de Ozias Fonseca – Coordenadora