Experiência das Pré – noviças Rhânella e Daniela na Zâmbia

Sinto-me agradecida a Deus pela experiência vivida pelas pré–noviças Rhânella e Daniela.

Nos seus escritos elas apontam os seus desafios, mas o que me deixa feliz é a partilha de como a experiência trouxe luzes e crescimento para sua caminhada. É notável a ajuda que receberam das irmãs, das postulantes e do povo. Voltaram encantadas do novo ambiente que encontraram, e como se saíram diante dos desafios.

Sou grata a todas as irmãs com quem conviveram. Cada uma, com sua peculiaridade, tocou e marcou o coração dessas jovens. Vejam, abaixo, os seus escritos. Um pouco do que vivenciaram nesta feliz experiência.

Ir. Suzana Carvalho, RSCM

 

Experiência na Zâmbia

Gratidão é a  palavra que melhor resume toda essa minha experiência na Zâmbia. Gratidão, primeiramente a Deus, por me conceder a graça do chamado; depois, às irmãs da Província brasileira que tanto se dedicaram para me proporcionar essa vivência; às irmãs das comunidades na Zâmbia, que me receberam de braços abertos, além de todos os que, direta ou indiretamente colaboraram e incentivaram. Serei sempre grata pela oportunidade de crescer tanto, em meio a pessoas tão queridas, que muito me ensinaram por meio do seu acolhimento, partilha de vida e carinho.

Sem dúvidas, a convivência com o povo zambiano com quem tive contato e com as irmãs e companheiras formandas de lá, foi uma verdadeira dádiva que me permitiu refletir com mais clareza sobre a dimensão do amor do Pai. Nas celebrações alegres e festivas, pude perceber a importância de se testemunhar a alegria de ser Povo de Deus; além disso, os padres e as irmãs, com sua espiritualidade me ajudaram a sentir mais intensamente a Vocação como uma graça divina. As crianças, minha pequenas amigas, me ensinaram que não há alegria maior do que comunicar e receber amor. E, por fim, todos e cada um a seu modo, me fizeram compreender que, independentemente de  idiomas, a ternura e o afeto são linguagens universais!

Mais uma vez, obrigada a Deus! Obrigada a todos e todas que fizeram parte dessa bela experiência!

Rhânella Oliveira, postulante do IRSCM, Província brasileira.

 

Caminhando pela Zâmbia

Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz.

Gratidão é a melhor palavra para expressar a experiência na Zâmbia.

Deus foi muito bom o tempo todo, eu senti muito forte sua presença, cuidado e carinho.

Fui agraciada com a oportunidade de fazer duas lindas experiências, em Chivuna e Choma, nesses dois ambientes sinto que cresci muito na minha Espiritualidade, com a ajuda das Irmãs, das Postulantes e do povo. A dedicação e entrega das irmãs a serviço do povo me motivaram ainda mais para a missão.

Tive o privilégio de conviver com muitas pessoas, mas de um modo muito especial as crianças, sinto que elas são presentes de Deus, sempre me emociono com as crianças pelo jeito simples, inocente e acolhedor.

Uma das experiências mais marcantes pra mim, foi poder ensinar em tão pouco tempo aula de flauta para Adolescentes com deficiência visual no Saint Mulumba, uma escola pra crianças especiais, onde as Irmãs de Choma trabalham, visitam as famílias.

Tive grandes desafios, principalmente com o inglês, mas posso dizer de todo o coração que a linguagem do Amor supera todas as dificuldades.

Aprendi muitas coisas boas durante esse tempo, e serei sempre grata por tudo, foi uma rica experiência em que senti profundamente Deus. Beber dessa fonte me ajudou a renovar as energias para continuar a caminhada.

Agradeço a Deus e a todas as pessoas que participaram e contribuíram de alguma forma para a realização dessa linda experiência na minha vida.

Daniela Santos, postulante do IRSCM, Província brasileira