A Fé além das fronteiras

 

“Como são belos os pés dos mensageiros que anunciam a paz”.

Este ano, a Zâmbia celebra 125 anos da chegada da igreja católica em suas terras, por meio dos missionários e missionárias, especialmente irmãs e padres, vindos sobretudo da Europa e alguns da América.

Durante os dias 14, 15 e 19 de julho vivenciamos a alegria de nossa Fé Cristã em terras Zambianas!

No dia 14, a juventude mostrou seu rosto, em diferentes atividades durante todo o dia, inclusive com tendas vocacionais de diferentes congregações, movimentos, pastorais e organizações que se comprometem com o anúncio do Reino.

Nossa tenda RSCM, além do material vocacional, teve a marcante e ativa presença da nossa postulante Naomi.

Já no dia 15 – sábado, foi o grande dia, com todas as gerações, congregações, missionários e missionárias estrangeiros. Algumas representatividades do Governo e  dos países vizinhos, como Malawi, Mozambique e Zimbabwe, reuniram-se para a Missa de Ação de Graças. Não há palavras para expressar tanta Fé e Comunhão em um só lugar!

Por fim, no desejo de continuar a festa e responder um pouco aos interesses das crianças que acompanhamos no Projeto Umoyo, promovemos no dia 19 – quarta feira – o Dia da Beleza (beautiful day). Um momento totalmente novo para as crianças e também para a equipe pedagógica! As crianças cantaram, recitaram poemas, dançaram, tiveram um dinâmico momento de oração. Os cabelos lavados, unhas feitas, decorações na face, cinema, jogos interativos, com premiação e um almoço especial, que foram os presentes do dia.

A presença dos dois padres da igreja local, de uma Irmã de outra congregação, alguns familiares e da nossa Superiora Regional abrilhantou este momento e todos ajudaram a efetivar as atividades propostas, foi incrível.

Como não é possível partilhar tudo em poucas palavras, fiquemos com o gostinho – ainda que resumido – desses três dias; e peçamos a Deus que continue a confirmar nossa missão nestas terras distantes… e que nos envie mais missionárias e missionários! Amém!

Ir. Aélita Otávia da Silva, RSCM