RSCMB > Notícias > Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

pvbhformação1

Acolhida e formação da equipe do Projeto Vida Pe. Gailhac  – BH.

No dia 01 de agosto de 2017, foram retomadas as atividades no Projeto Vida Pe. Gailhac- BH. Para motivar e inspirar a equipe para este reinício aconteceu um momento de acolhida e formação com a irmã Maria de Lourdes Machado do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.  Neste momento ouvimos a Parábola do Bom Samaritano e refletimos sobre a Misericórdia. Foram comentadas as diversas vezes que esta palavra surge na bíblia como atributo ás qualidades de Deus. Ressaltamos que para desenvolver bem o nosso trabalho, necessitamos sempre ter este olhar misericordioso, buscando compreender e ajudar o nosso próximo. Após a reflexão e formação ficamos ainda mais fortalecidos e preparados para retomar as atividades com as crianças e adolescentes.

Colaboração de Cássia S. Gonçalves; Samuel Paulo C. Gomes; Leonardo Willer da S. Carvalho (educadores sociais) Andreza A. Mesquita. (Coordenadora Pedagógico social)

Formação com a equipe REAJE

No dia 04 de agosto aconteceu uma formação com a equipe da REAJE (Iracema Soares e Rita de Cássia Alves). Inicialmente Iracema conduziu o momento de espiritualidade com reflexões, agradecimento e dinâmicas. Em seguida foi trabalhado o tema “A equipe que se cuida” com o objetivo de refletir sobre o cuidado que os colaboradores devem ter consigo e com os colegas.

Posteriormente, Rita de Cássia explicou sobre o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – enfatizando o que ele é; quais são seus objetivos;  quais os três eixos que orientam a execução do serviço; o que o ele deve oportunizar aos usuários;  porque atividades que envolvem práticas esportivas, artísticas e culturais. Foi falado também sobre a importância da acolhida, do planejamento e da avaliação das atividades realizadas. Foram momentos ricos de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas e socialização.

Colaboração de Amanda Stefani A. Ferreira; Elaine Guilhermina S. Santos; Luana Barbosa Lima; Solange de Souza Teixeira (Educadoras sociais)  e  Andreza A. Mesquita (Coordenadora Pedagógico Social)

Fórum JPIC

Com o objetivo de refletir e aprofundar na filosofia JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e ainda promover um momento de socialização e fortalecimento dos vínculos entre crianças, adolescentes, educadores e comunidade, aconteceu, em 18 de agosto de 2017, o Fórum JPIC no Projeto Vida.

Os participantes puderam escolher entre as oficinas: “O mundo precisa de…” e “Um mundo melhor para mim e para você”.

Em ambas as oficinas foram experienciados momentos de reflexão e aprendizado sobre os valores a serem vivenciados, cotidianamente, nas ações individuais e coletivas, a fim de tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Colaboração de Andreza A. Mesquita – (Coordenadora Pedagógico social)

Veja Mais: