8º Momento de formação na SCCE

Com o tema defesa da vida: Bíblia e atuais campanhas de prevenção, a Comissão Organizadora do Momento de Formação realizou, no dia 14 de setembro, o oitavo encontro formativo, no ano, entre leigos e Religiosas atuantes na Sociedade Civil Casas de Educação – SCCE.

O momento conduzido por Larissa Evelyn Inácio, Assistente Contábil na SCCE, e Míriam Carmélia Lopes, auxiliar da Secretaria Provincial, ambas membros da Comissão, tiveram a Bíblia como temática, por setembro ser o mês da Bíblia para os cristãos católicos, quando somos convidados a estudar e refletir sobre esse Livro que tem muito a nos revelar e instruir, e também as seguintes campanhas:

Maio Amarelo: atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama.

Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata.

1º de dezembro, dia mundial de luta contra a AIDS: prevenção a AIDS.

Larissa abriu o momento explicando a escolha do tema pela Comissão, pensou-se nas campanhas de prevenção por cuidarem da vida, assim como a Bíblia nos chama a cuidar da vida. Porém, por um prisma de nos cuidarmos, e não somente um cuidado com o próximo, mas de nós mesmos para termos saúde para cumprirmos nossa missão como seguidores de Jesus.

Uma vez que somos uma criação de Deus e por Ele recebemos o “sopro de vida”, como descrito em Gênesis (Gênesis 2:7) temos que nos cuidar e nos amar, como orientado por Jesus: “ame ao próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:31).

Se Deus nos soprou o Divino Espírito, logo meu corpo é uma morada de Deus que exige meu amor e cuidado. “Embalados” por este pensamento, os participantes foram divididos em grupos e receberam, cada grupo, um material com textos sobre uma campanha específica.

Discutiram entre si e em seguida, apresentaram em plenária suas reflexões.

O grupo teve muito interesse pelo tema e boa participação.

Após as exposições, Míriam lembrou as doenças psíquicas – depressão, ansiedade – que crescem absurdamente nos dias atuais e refletiu com o grupo como a Bíblia nos revela e nos instrui para uma vida melhor. Para tanto, nos basta estudar e refletir sobre as passagens bíblicas e nos entregarmos sem condições a Deus.

Conduziu o momento, pedindo a leitura da passagem bíblica do Evangelho de Lucas – Capítulo 1, versículos 26 a 38. Numa leitura uníssona e envolvente o grupo leu sobre a visita do anjo Gabriel à Maria.

Assim como Maria, que não hesitou em dizer ao Anjo “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”, sem sequer imaginar o que viveria após o seu “SIM”, devemos também confiar em Deus.

Que Ele Faça-se em nós para, assim, nos aliviarmos ou livrarmos de angústias, medos, arrependimentos e frustrações. Se o que nos angustia tiver alguma solução, lutemos, com paz, por solucioná-lo. Se não tem solução ou a solução não está em nossas mãos, deixemo-lo nas mãos do Pai, dizendo: Faça-se.

 Míriam Carmélia Lopes, Auxiliar da Secretaria Provincial

Confira os outros momentos de formação que aconteceram no ano de 2017