Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Ubá/MG

Dinâmica sobre ajuda ao próximo

Dentro do subtema trabalhado: “Quem ama cuida”, a voluntária Hildalene Belline realizou uma dinâmica com as crianças e adolescentes, com o objetivo de mostrar para os participantes o quanto precisamos das pessoas que estão à nossa volta e que devemos cuidar e ajudar a todos. A dinâmica aconteceu, conforme proposto, e a seguir foi realizada uma roda de conversa onde cada um expôs seus sentimentos, uns com os outros.

3º Encontro com as Mulheres do Bairro

Aconteceu o terceiro encontro com as mulheres da comunidade do Bairro Palmeiras.

Para este momento contamos com a participação da Drª. Elisângela Silva Cardoso, que conduziu o momento, falando para as mulheres presentes sobre o tema: “Cuidar de Quem Cuida”, trazendo informações e orientações sobre a saúde da mulher.

Foi um momento muito positivo, pois percebemos a satisfação de cada participante, visto que foi plantada a ideia de criarmos um grupo de mães, com encontros mensais.

Esta ação tem como objetivo contribuir para uma maior aproximação com as mulheres da comunidade. Conhecer um pouco da história de vida dessas mulheres. Manter as mulheres da comunidade atualizadas acerca das políticas de saúde para a mulher. Fortalecer os vínculos sociais dessas mulheres. Resgatar e valorizar a autoestima feminina, o amor próprio, e contribuir de maneira significativa com o empoderamento das mesmas.

Encerramento do subtema: Quem Ama Cuida

Nos dias 31/08 e 01/09 aconteceu o encerramento do subtema “Quem Ama Cuida”, que foi trabalhado nos meses de maio, junho e agosto.

Nestes momentos, as crianças e adolescentes dos dois turnos trouxeram para a roda de conversa os assuntos abordados ao longo dos três meses sendo eles: O valor da amizade. Cuidando do meu corpo. Semeando o amor. Quem se ama cuida da saúde: corpo mente e coração e por fim, “O amor do pai por nós”.

No final, o turno da tarde apresentou um rap sobre o Estatuto das Crianças e Adolescentes. O turno da manhã apresentou uma peça teatral sobre o cuidado com o outro.

Foi um momento muito participativo por todas as crianças e adolescentes.

Durante o encerramento, estávamos recebendo a visita da equipe da REAJE para formação da equipe e elas, Iracema e Rita, puderam participar deste momento de avaliação do encerramento do subtema acima citado.

Oficina de Vivências

Dentro da oficina de vivências criamos o cantinho do segredo, espaço este em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de colocarem suas inquietações que às vezes não têm coragem de expor numa roda de conversa. Assim, eles têm a oportunidade de relatarem o que já sofreram ou o que já praticaram dentro dos seguintes assuntos: medo, bullying, agressão física ou verbal, abuso, abandono, angústia e humilhação.

Sendo assim, no início do mês de agosto apresentamos o espaço para as crianças e adolescentes e ficou combinado que quinzenalmente realizaremos a leitura e os assuntos apontados serão trabalhados nas rodas de conversa.

Já realizamos a primeira roda de conversa do assunto mais apontado que foi o medo. Neste momento foram realizadas dinâmicas capazes de fazerem as crianças e adolescentes reconhecerem que, com a ajuda dos demais, somos capazes de vencer nossos medos.

Formação com equipe da REAJE

Aconteceu, no dia 1º de setembro, um momento de formação com a equipe da REAJE.

Tivemos um momento de espiritualidade, conduzido pela Iracema, que abordou o “Cuidar de quem cuida”, momento de muita reflexão, ressaltando a importância de estar bem para cuidar do outro.

A seguir, o momento foi conduzido pela Rita de Cássia que nos deu uma formação sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ressaltando a importância do trabalho em rede.

Neste momento, estavam presentes toda a equipe do Projeto Vida, voluntários, parceiros e membros da equipe do CRAS da Vila Casal.

Devemos ressaltar que foi um momento de muita interação por parte dos participantes, principalmente para a melhor aproximação equipe do CRAS com Projeto Vida.

Oficina de Esportes:

A oficina de esportes está acontecendo semanalmente. Estamos aproveitando os espaços públicos para a realização de atividades esportivas com as crianças e adolescentes. O espaço que está sendo utilizado é uma quadra poliesportiva do bairro, que estava totalmente abandonada. Hoje em dia, ela está em condições de uso e está sendo aproveitada para a realização de atividades do Projeto Vida.

Oficina de Taekwondo:

Em parceria com a Escola Municipal Mère Maria de Aquino, a oficina de Taekwondo está acontecendo semanalmente nos dois turnos. As crianças e adolescentes estão se preparando para participar de um campeonato na cidade de Muriaé / MG, no próximo dia 1º de outubro.

   

Oficina de Tênis de Mesa:

A oficina de tênis de mesa está acontecendo semanalmente nos dois turnos. Foi realizado durante o mês um campeonato e as crianças e adolescentes foram muito participativas.

Oficina Ecológica / Horta

As atividades na horta acontecem semanalmente, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de realizarem o plantio de mudas e colherem os alimentos para o preparo.

Devemos destacar que eles gostam muito desta atividade e que os educadores aproveitam o momento para orientá-los e ressaltar sobre a importância dos alimentos, sobre o preparo da terra para o plantio, livre de agrotóxicos.

Colaboração de Ozias Fonseca – Coordenadora