Notícias do Projeto Vida – Belo Horizonte/MG

Circuito das Águas

No dia 07 de outubro as crianças e adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac-BH, que fazem parte da Oficina Eco ação, foram convidadas a participar do evento “Circuito das Águas”, na Praça da Liberdade.

O evento contou com diversas atividades. Dentre elas a visita a stands, palestras, atividades musicais, brinquedos e muito mais.

Os temas abordados durante o evento estavam relacionados aos cuidados e preservação desse recurso tão precioso para a vida.

As educadoras, Elaine Guilhermina e Luana Lima, juntamente com a Prof.ª Roseli da Escola Municipal Adauto Lucio Cardoso, acompanharam as crianças e adolescentes nesse circuito de muita informação e conhecimento como objetivo de preservarmos esse bem comum.

Colaboração Luana Lima, Educadora.

Sarau Sertanejo: fogueiras de Iluminar

Aconteceu no dia 22 de outubro de 2017 uma atividade no território do bairro Lagoa. O evento foi proposto por Fábio Borges Brasileiro, aluno de Doutorado da Faculdade Unimontes.

Intitulado SARAU SERTANEJO: FOGUEIRAS DE ILUMINAR.

O Sarau  compôs a programação do Festival de Arte Negra 2017 com a temática  “Protagonismo da mulher negra”  e teve como homenageada  Rosa Egipciaca.  A proposta tem por objetivo integrar as crianças e adolescentes nas atividades do território, motivar a participação dos mesmos em atividades de incentivo à leitura,incentivar a presença em atividades culturais.  Apresentações musicais (Irene Bertachini e Coral de Adolescentes),poemas, feitura de tranças, maculelê, abrilhantaram o evento que contou com a presença dos pais e responsáveis pelas crianças da instituição, crianças e adolescentes,  e as irmãs da Comunidade Guadalupe: Irmã Judith Caliman, Irmã Lourdes Machado e Aélita Otávia e as irmãs do Noviciado Rosemary Mwagarezano e Irmã Caterine com as noviças.

Colaboração Nilmara de Fátima Santos / Coordenadora pedagógico social

Semana da Criança

As atividades da semana da criança aconteceram nos dias 09, 10 e 11 de outubro com relação às crianças. No primeiro dia uma gincana foi preparada com brincadeiras: “Nada além de um segundo”.

No segundo dia as crianças e adolescentes foram recepcionados com uma sessão de cinema. Dois filmes bem atrativos aos dois públicos, com direito à pipoca e refrigerante.

No terceiro dia as brincadeiras foram regadas com água. O calor colaborou para que toda brincadeira fosse perfeita.

Os educadores prepararam dinâmicas e quiseram motivar as crianças e, como prêmio, “água” no final da tarde quente. Todos tomaram um delicioso sorvete.

Colaboração Nilmara de Fátima Santos / Coordenadora pedagógico social

Caixinha de sugestões 2018

Já esta disponível no Projeto Vida BH a caixinha de sugestões para a elaboração do planejamento 2018. A caixinha foi inserida no ano de 2016  e obteve muito sucesso entre as crianças, adolescentes e familiares dos atendidos. Muitas das atividades (oficinas, eventos, rotina), que ocorreram neste ano de 2017, foram sugestões acolhidas da caixinha. A ideia é intensificar a participação de todos os envolvidos e tornar as propostas cada vez mais próximas ao desejo dos participantes. Na caixinha estão expostas algumas questões: o que foi bom que precisa continuar… o que não foi bom… sugestões para 2018. Desejamos colher boas ideias e colocar em prática tudo que possível e que faça bem a todo o grupo.  2018 promete…

Colaboração Nilmara de Fátima Santos / Coordenadora pedagógico social