Atividades realizadas no Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Notícias referentes a algumas atividades realizadas nos meses de outubro e novembro

1. Campeonato de Taekwondo:

No início do mês de outubro, algumas crianças e adolescentes participaram de um campeonato de Taekwondo em Muriaé. A excelente notícia é que nossos meninos e meninas trouxeram um total de 18 medalhas, sendo dez de ouro, sete de prata e uma de bronze. Além disso, todas as crianças trouxeram o troféu de melhor torcida do evento.

2. Celebração do dia do Idoso:

Pelo dia 1º de Outubro ser o dia em que se comemora o dia do Idoso, realizamos, no dia 10 de outubro, a Celebração do Dia do Idoso. O evento aconteceu em parceria com o PSF (Programa Saúde da Família) do bairro e com o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social da Vila Casal. Pela manhã, os idosos tiveram acesso a serviços de saúde ofertados pela Equipe Saúde da família e, à tarde, foram ofertados serviços de corte de cabelo e maquiagem. Além disso, aconteceu um bingo, que levou informações sobre os cuidados que a pessoa idosa deve ter com sua saúde.

Devemos destacar que este evento objetiva a aproximação e valorização – por parte das crianças e adolescentes – com a pessoa idosa.

3. Comemoração do dia das Crianças:

A comemoração do dia da criança aconteceu em dois momentos para as crianças e adolescentes, que frequentam o Projeto Vida. No primeiro dia, eles participaram de jogos e brincadeiras no Projeto Vida e puderam saborear um almoço especial. No segundo dia, realizamos um passeio no sítio da Senhora Sônia Marcelo. Fomos recebidos com uma acolhida na Capela. Momento de agradecer a Deus pela vida de cada criança e adolescente ali presente. A seguir todos tiveram a oportunidade de brincar, aproveitar a piscina, saborear um delicioso lanche oferecido pelo grupo da Família Ampliada e para finalizar, apreciaram uma belíssima apresentação circense oferecida pela Secretaria de Cultura do município.

4. Oficina de Capoeira:

A oficina de capoeira foi retomada no final do mês de setembro, por meio da voluntária Deborah da Silva Pereira. A oficina está acontecendo duas vezes por semana, nos dois turnos.

5. Fórum JPIC:

Aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro na sede do Projeto Vida, o Fórum JPIC. As crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida, trabalharam no seguinte assunto: “O que Sonho para minha família”.

O turno da tarde dividiu em grupos que discutiram o mesmo assunto, porém, tivemos confecção de cartazes sobre a família na atualidade e o que eles sonham para suas famílias. Tivemos um grupo que escreveu uma carta para Deus, falando sobre o que estão vivendo dentro de suas casas e pedindo a Deus que seus sonhos para suas famílias sejam realizados. Tivemos a construção e apresentação de um poema sobre a valorização da família e a composição e apresentação de um rap sobre o mesmo assunto.

Já o turno da manhã construiu uma peça teatral em que mostravam para os presentes dois ambientes familiares: um retratando o que eles vivenciam no dia a dia e o outro, mostrando o que eles sonham para suas famílias.

Para a alegria das crianças e adolescentes, aconteceu no sábado, 11 de novembro, a Feira JPIC, momento este em que foram recebidos pelo Grupo Formiga, no Colégio Sagrado Coração de Maria e tiveram uma manhã muito especial, regada de muito carinho e atenção por todos os organizadores.

Durante a Feira foi oferecido ao Projeto Vida uma Stand para uma maior de divulgação dos serviços realizados e dos trabalhos desenvolvidos com as crianças e adolescentes. O espaço foi montado com murais de fotos de algumas atividades, com peças artesanais construídas pelas crianças e adolescentes e com disponibilização de portfolios com registros das atividades, desde a fundação do Projeto Vida. Desta forma, tivemos a oportunidade de tornar o Projeto Vida mais conhecido, tendo nessa atividade o objetivo de conquistar mais voluntários e parceiros.

Devemos destacar que a Feira JPIC foi um momento de muita satisfação por parte das crianças e adolescentes e de toda equipe que estava presente. Uma vez que este evento aconteceu pela primeira vez e estava tudo muito bem organizado e preparado para receber as crianças e adolescentes do Projeto Vida, do CRAS Agroceres e da Casa da Criança.

6. PROERD:

Em parceria com a Polícia Militar acontece o PROERD “Programa Educacional de Resistência às Drogas”, para as crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida. As oficinas são ministradas semanalmente no turno da tarde pelo Cabo Alessandra Peron, que por meio de uma forma dinâmica e didática, orienta as crianças e os adolescentes sobre os malefícios quanto ao uso de drogas. Consideramos essa atividade muito importante para a vida das crianças e adolescentes, uma vez que a prevenção é o caminho.

 7. Oficina de Vivências:

Assunto trabalhado: Água Fonte de Vida / Feche a Torneira para o Desperdício, diante da crise hídrica que o município de Ubá está vivenciando e como introdução ao terceiro subtema a ser trabalhado. As consequências da Ação do Homem sobre a Natureza, os educadores trabalharam com as crianças e adolescentes no tema água, que é fonte de vida e que os homens não a estão  valorizando como tal. Consequência deste desperdício é a falta de água que estamos vivenciando, principalmente no bairro, que é sede do Projeto Vida. A atividade foi iniciada com fundamentação bíblica na “Bodas de Caná”, dando continuidade aos educadores para instigarem as crianças e adolescentes a refletir acerca do uso e abuso da água.

Como gesto concreto desta atividade, a educadora Sheila realizou juntamente com as crianças e adolescentes, dois cartazes. No primeiro momento, mostraram a importância da água, que é fonte de vida para o planeta. Através do segundo cartaz construíram várias torneiras, onde cada um retratava um tipo de desperdício que está sendo realizado pela humanidade. O objetivo desta atividade é buscar uma maior conscientização, por parte das crianças e adolescentes, sobre o uso correto da água que é fonte de vida e que, se não revermos nossos atos, essa fonte poderá secar.

 8. Cantinho do Segredo – Oficina de Espiritualidade

Violência gera violência – Unidos por um mundo tolerante e pacífico:

Após abrirmos as demandas pontuadas pelas crianças e adolescentes no cantinho do segredo, percebemos que os relatos que mais se destacaram era o Bullying e a Violência. Diante da realidade atual e como os dois assuntos estão interligados entre sí, trabalhamos a violência como tema.

O trabalho foi iniciado com um momento de espiritualidade, onde buscamos lembrar a paixão e sofrimento de Jesus em sua crucificação. Após a leitura bíblica, trouxemos o assunto para a realidade atual, onde muitas vezes praticamos ou sofremos violência.

A seguir, foi aberto um espaço para o desabafo, onde o foco era “a violência fez parte da minha vida” e que, ao final de cada relato, as crianças e adolescentes espetavam uma plaquinha no lugar indicado. O intuito desta atividade foi criar um espaço de desabafo para que juntos pudéssemos trocar ideias e conselhos sobre  as situações relatadas,  a fim de que se evitasse a violência.

Foi um momento muito proveitoso, visto que as crianças e adolescentes relatavam as situações e os demais paravam para escutar e compartilhavam as suas sugestões.

Devido à sua importância, este assunto não se esgota aqui.

Acontecerão outras dinâmicas e atividades para que possamos dar a nossa contribuição para termos um mundo mais pacífico e menos violento.

Colaboradora Ozias Fonseca, Coordenadora