Notícias referentes a algumas atividades realizadas no mês de dezembro de 2017

Projeto vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Celebração do dia do Voluntário:

Realizamos no dia 07 de dezembro a celebração do dia do voluntário. Esta celebração teve como objetivo ressaltar a importância desses profissionais no êxito das atividades com as crianças e adolescentes. Para esta homenagem as crianças e adolescentes realizaram uma apresentação musical e presentearam cada voluntário com uma árvore natalina de bala, confeccionada por eles durante a oficina de artes. Durante este momento, os voluntários, da oficina de Prevenção à Violência, realizaram o encerramento das atividades anual e aconteceu a partilha de um saboroso lanche, doado e preparado por estes voluntários para o momento. Gratidão a Deus por colocar esses “voluntários do bem” em nosso caminho!

 

Formatura PROERD:

Aconteceu no dia 07/12, a formatura das crianças e adolescentes que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistencia às Drogas), ministrado pela Cabo Alessandra Peron. Evento este realizado na quadra do Batalhão da Polícia Militar de Ubá. O evento contou com várias personalidades importantes da cidade, que falaram sobre a importância das crianças e adolescentes seguirem o caminho do bem, uma vez que as drogas só servem para destruir a vida de quem as usa. Durante o evento, ao comando da Cabo Alessandra, as crianças e adolescentes fizeram o juramento do Proerd e a adolescente, Vitória de Oliveira, que frequenta o Projeto Vida, fez uma linda homenagem ao Comandante da Polícia de Ubá, o Tenente Coronel Campos, que agradeceu e se emocionou muito. Para finalizar, ao som da banda da Polícia Militar, as crianças e adolescentes cantaram a música – tema do Proerd – e dançaram na companhia do mascote Daren. Foi um momento de muita descontração e diversão.

 

Formatura PROERD 3 Formatura PROERD 2

 Passeio no Colégio Sagrado:

Como de costume, buscamos realizar um passeio com as crianças e adolescentes no final do ano. Para este ano, decidimos levá-los ao CSCM, onde as crianças e adolescentes participaram de atividades esportivas na quadra do colégio com o Professor Ronan e brincadeiras no parquinho. Foi oferecido um lanche aos participantes no meio da manhã. Após o encerramento das atividades, eles retornaram ao Projeto Vida e foram recebidos com um almoço especial. O cardápio preparado foi conforme a sugestão das crianças e adolescentes. Para este momento, convidamos todos os educadores e voluntários, para que pudessem finalizar as atividades do ano, agradecendo pela contribuição e dedicação de cada um, ao longo do ano. Foi um momento de confraternização, regado de alegria e gratidão a todos os presentes.

  Passeio colegio 1 Passeio colegio 2 Passeio colegio 3     

Encerramento das atividades:

Aconteceu no dia 13 de dezembro uma reunião com os responsáveis pelas crianças e adolescentes, cujo objetivo era fazer uma avaliação das atividades realizadas ao longo do ano de 2017. Iniciamos o momento, desejando boas vindas a todos e pedindo a participação de todos os presentes, tanto para avaliar o trabalho realizado, como também, nos dar sugestões para que o planejamento para o próximo ano possa atender às expectativas e anseios de todos.

A Assistente Social ressaltou para os presentes sobre a necessidade de atualização das informações e documentações das crianças e adolescentes, inseridas no Projeto Vida, para que os familiares fiquem atentos quanto às alterações e nos informem em tempo hábil.

Dando continuidade, os educadores explicaram e relataram para os responsáveis, os subtemas que foram trabalhados durante o ano. Quais objetivos tinham com tais assuntos e os objetivos foram contemplados. Além disso, falaram sobre todas as oficinas realizadas ao longo do ano.

A seguir, foi aberto um espaço para que os responsáveis pudessem falar sobre tudo o que foi exposto e perceberam algum impacto dessas atividades no comportamento das crianças e adolescentes. Utilizaram este espaço também para apresentar as sugestões de temas / assuntos a serem trabalhados no próximo ano, que farão parte do planejamento anual.

Ao final, as crianças e adolescentes realizaram apresentações de peça teatral e composição musical (rap), ambos construídos como culminância da oficina de cidadania, em que foi trabalhamos ao longo do ano o “Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Devemos destacar que este momento foi muito positivo para o trabalho de toda a equipe, uma vez que a participação da família é muito importante para o êxito do trabalho, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 Exame de troca de faixa de Taekwondo:

Algumas crianças e adolescentes, que frequentam o Projeto Vida, realizaram o exame de troca de faixa do Taekwondo. O exame aconteceu aqui na sede do Projeto. Teve o envolvimento de outras crianças e adolescentes que participam desta arte marcial em outros espaços do educador Diego Miguetti e do mestre Robson Ceadareanu, que veio de São Paulo para conduzir o exame. A entrega das faixas aconteceu durante uma cerimônia de confraternização, organizada pelo educador Diego Miguetti, no Colégio Sagrado, no dia 18/12 às 17 horas, com a participação das crianças e adolescentes e seus familiar.

Doação das lojas Esporte Legal e Souza Lar

No dia 13 de dezembro, aconteceu um momento especial para as crianças e adolescentes. Foram contemplados com um tênis de presente, oferecido pelas lojas Esporte Legal e Souza Lar. Esse momento foi uma idealização das empresas citadas. Seus colaboradores, receberam a mediação pelo coordenador do SOR, professor Evandro Albuquerque. Ao atingir a meta de vendas da última Black Friday, os colaboradores, ao invés de receberem um bônus financeiro, optaram por realizar doação de um calçado às crianças e adolescentes atendidos por projeto social do município de Ubá. Foi enviado um vídeo sobre o projeto para o proprietário da loja, que fez contato com a coordenadora do projeto e esteve no local acompanhado de um funcionário, que estaria representando os demais. Após essa visita o Projeto Vida Irmã Maria de Aquino foi  escolhido para esta ação solidária. Além do presente, as lojas também ofereceram um saboroso café da manhã, com diversos quitutes nessa manhã especial, na sede do Projeto Vida. Em forma de agradecimento, as crianças e adolescentes realizaram apresentações musicais (rap e coral). Peça teatral e entrega a cada colaborador de uma árvore de natal de balas, confeccionadas por eles, durante a oficina de artes e de um cartão personalizado, além de muito carinho, abraços e sorrisos emocionados. Tudo foi registrado pela assessoria de comunicação do colégio e da loja Esporte Legal, em fotos e vídeos disponíveis em suas mídias de comunicação.

Responsável pelas notícias: Ozias Fonseca (coordenadora)