Quem Encontrará uma Mulher Valente?

Queridas Irmãs,

Neste mês de fevereiro, temos a alegria de partilhar uma nova história da REDE JPIC, dentro da proposta de envio de uma história a cada 2 meses, que pode nos ajudar pessoalmente e como comunidade a refletir sobre o nosso chamado à Justiça, refletindo sobre o Evangelho a partir dos pobres.

Esta história – QUEM ENCONTRARÁ UMA MULHER VALENTE? – é uma colaboração da P.A.O. (Província Americana do Oeste), a partir de uma bonita vivência de solidariedade, desde o ano de 1992, com famílias de origem latino-americana na área de Los Angeles.

Mary Jo (Coordenadora da Rede JPIC RSCM Internacional)

Quem encontrará uma mulher forte?

Liberal, sua perspectiva global é fonte de nutrição para ela.
Levanta-se cedo, antes do alvorecer, para preparar a refeição de sua comunidade
e organizar as tarefas do dia.
Avalia suas opções e então põe mãos à obra, usando sua própria experiência
ou lucros já obtidos.

Ela trabalha de forma diligente, orgulhosa de seus recursos interiores e de sua força.
Tendo seus dons e seus valores reconhecidos,
ela trabalhará noite adentro,
entregando-se de coração até às tarefas enfadonhas.
Abre seu coração aos necessitados, é generosa com os pobres,
porém não negligencia as necessidades de sua comunidade nem suas próprias prioridades.

Ela é conhecida por sua dignidade e força,
e não se preocupa com os dias que virão.
Ela sempre fala com sabedoria, e é gentil quando ensina algo.
Aqueles que convivem com ela admiram-na,
sua família, irmãs, colegas de ministério e amigos.

“Muitas mulheres têm sucesso ou fazem coisas extraordinárias,
mas você supera todas elas!”

Adaptado de Provérbios 31 – Diane Hejna

Cathy Garcia, RSHM, with women and children at the 2014 Christmas party
Cathy Garcia, RSHM, with women and children at the 2014 Christmas party

Um dos ensinamentos advindos de nossa reflexão sobre a nova ciência é o de que, do caos e da morte, novas oportunidades de vida podem surgir. Isto aconteceu com as RSCM no começo dos anos 1990. Houve protesto violento nas ruas de Los Angeles depois de Rodney King ter sido espancado e seus agressores, policiais, terem sido judicialmente inocentados. (crime que foi gravado em vídeo!) O Projeto Ministerial Centro-Sul de Los Angeles (SC LAMP) nasceu dessa experiência de desespero, destruição e morte. Mary Genino, RSCM, agente catalisador desse projeto colaborativo, comunicou-se, através das redes sociais, com congregações femininas de LA, descrevendo as necessidades daquela população urbana desassistida. Duas décadas depois, Mary diria: “Era nossa cidade, nossa gente e nós queríamos achar um jeito apropriado para reagirmos.”

As duas primeiras irmãs a se envolverem no programa andaram pelas ruas, bateram nas portas e entrevistaram moradores sobre suas preocupações e receios. Teriam seu bairro reconstruído? As pequenas empresas da região voltariam a funcionar? Haveria espaço seguro para as crianças brincarem? Pesquisadores moviam-se para ouvir anseios e sonhos de mães e pais, cujo único desejo era o de que seus filhos tivessem uma vida com dignidade e possibilidades. O primeiro programa focava o desenvolvimento de habilidades dos pais, de modo que eles se tornassem aptos a acompanhar os filhos, de forma mais efetiva, nos ambientes de aprendizado formal.

Desde 1994, SC LAMP tem crescido e se desenvolvido, ao mesmo tempo em que responde a uma realidade em constantes mudanças. Já tendo sido uma comunidade com grande maioria de Afro-americanos, a Los Angeles Centro-Sul de hoje é uma comunidade de imigrantes que está crescendo muito, onde famílias vindas do México, Honduras, El Salvador e Guatemala chegaram, arriscando-se no desconhecido, rompendo barreiras, na esperança de encontrar segurança, trabalho e paz. Como as prioridades das RSCM são mulheres e crianças, novos programas têm sido criados para auxiliar mães no aprendizado do Inglês, de forma que possam ser parceiras no processo educacional de seus filhos. SC LAMP, em parceria com a Prefeitura de LA, tem sediado o FIRST 5, um programa pré-escolar comprometido com a criação de ambientes que ofereçam segurança, carinho e nutrição às crianças, de modo a melhorar o aprendizado e oferecer oportunidades para que elas desenvolvam, ao máximo, seu potencial.

SC LAMP oferece um espaço onde mulheres, frequentemente mães solteiras, desenvolvam sua própria vontade de aprender, melhorem sua fluência no Inglês, aprendam a executar tarefas do dia a dia e, principalmente, tornem-se cientes de sua criatividade nata, sua auto-estima e seu valor intrínseco enquanto pessoas criadas à imagem e semelhança de um Deus amoroso.

Uma mulher, Vanessa, escreveu o seguinte, partilhando, com simplicidade e sinceridade, sua experiência no SC LAMP:
“Minha vida, antes de freqüentar o SC LAMP, era muito diferente, porque antes eu não sabia Inglês, eu não podia me comunicar com as pessoas quando eu ia ao mercado ou quando eu ia ao médico. Sou mãe solteira de duas crianças, e minha vida mudou definitivamente não só como mãe, mas também como mulher. Sempre criei meus filhos sozinha (e)… eu acordo a cada dia e digo para mim mesma: Hoje é um novo dia e eu estou caminhando para a frente com meus filhos.

Welcoming NETWORK’s Nuns on the Bus Immigration Awareness Tour
Welcoming NETWORK’s Nuns on the Bus
Immigration Awareness Tour

No dia em que meus filhos se mudarem para uma outra escola, estarei mais confiante e segura para investir na educação deles.Não tenho medo de me comunicar com o professor e sei mais sobre como meu filho(a) está se saindo na escola. No passado, eu não tinha coragem nem para perguntar, mas hoje eu quero perguntar para ficar bem informada sobre qualquer coisa relacionada a meu filho e minha filha. Ninguém pode me impedir agora e é muito bom ser capaz de defender meus próprios direitos e ter a certeza de que posso ir para frente e ter sucesso. Já dei um passo à frente e não haverá volta.”

Do caos, da destruição e até mesmo desespero que se seguiram aos protestos de 1992 em LA, surgiu um projeto de união, integridade e esperança. Nós, RSCM, ficamos orgulhosas de sermos parte da visão fundadora do SC LAMP, e ficamos felizes ao ver como a missão continua a se desdobrar em novos e significativos meios para que todos tenham vida.

Visite o site do SC LAMP para maiores informações – http://www.southcentrallamp.org

Questões para reflexão:
Eu conheço mulheres valentes como Vanessa? Como suas presenças criam impacto em minha vida?
Quais as formas concretas de viver, como RSCM, nosso compromisso com mulheres e crianças?

SC LAMP Graduation –
Cathy Garcia with women who have completed the three-year program.