Notícias da Gincana de Férias, realizada do mês de janeiro 2018 – Projeto Vida Ir. Maria de Aquino

“Construir Pontes de Justiça e Solidariedade”

Notícias da Gincana de Férias, realizada do mês de janeiro 2018:

No dia 18 de janeiro, demos início à gincana de férias com as crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida.

Com todos no turno da tarde; no primeiro momento, realizamos uma dinâmica de boas-vindas. Momento em que as crianças e adolescentes foram muito participativas.

Houve um momento em que cada participante escolhia até 3 pessoas para escrever um elogio no papel que estava pregado nas costas dos colegas. Foi muito legal, porque sempre queriam escrever para mais pessoas!

Com o objetivo de instigar nas crianças e adolescentes uma reflexão acerca do que desejam para o ano de 2018, a educadora Gláucia fez a leitura do poema: “Este ano será um ano de sucesso se…” Após a leitura pediu para que cada participante escrevesse o que esperam para 2018.

Após todos escreverem, ela guardou os relatos numa caixinha que será aberta no mês de novembro, durante a celebração da Ação de Graças.

A seguir, realizaram a confecção das bandeiras das equipes, para que as competições pudessem começar e assim, as atividades tiveram início. De forma muito participativa e com muita interação entre os membros das equipes, as provas pelos quais foram submetidos, foram sugeridas por eles mesmos, durante a avaliação e planejamento da gincana de férias anterior. Com isso, foi possível visualizar uma maior satisfação por parte dos participantes.

As provas foram as seguintes: prova do desenho, prova da dança da cadeira, prova caça respostas pelo Projeto, prova da mímica, prova da amarelinha de perguntas, prova da bexiga no pé, prova qual é a música, prova do parafuso, prova do banquinho, prova do dado no lápis, prova do afunda ou não afunda, prova da bolinha na água, prova do soletrando, prova da bola nas costas, prova do passa ou repassa, prova do show de talentos, prova da esponja e prova de perguntas e respostas quis sobre o ECA e variedades.

No dia 02 de fevereiro, aconteceu o encerramento da gincana de férias, com apresentação da equipe vencedora, passeio e brincadeiras no campo do Bonsucesso, realização da dinâmica “Para quem você tira o chapéu”, como forma de despedida do adolescente Gláufer, que completou 15 anos, as perguntas realizadas ao Gláufer durante a dinâmica foram: – Você tira o chapéu para as atividades que são oferecidas no Projeto Vida, – Você tira o chapéu para os educadores? – Você tira o chapéu para o horário do Projeto Vida? – Você tira o chapéu para a equipe de funcionários do Projeto Vida? – Quem do Projeto Vida você vai levar no coração? – Para quem você tira o chapéu como seu maior exemplo no Projeto Vida?

Por fim, perguntamos ao Gláufer quais mensagens ele gostaria de deixar aos seus colegas / crianças e adolescentes e a toda equipe de funcionários e ele emocionou a todos os presentes com sua fala, regada de simplicidade e riqueza.

Por fim, aconteceu um momento de partilha de um saboroso lanche, que contou com a colaboração dos familiares, por meio de doação do que fosse possível, encerrando esta etapa com um gostinho de quero mais.

Ozias Fonseca – Coordenadora do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino