Semana missionária vocacional! – Riachão do Jacuípe-

Semana missionária vocacional!
Riachão do Jacuípe- Bahia, 12 a 21 de janeiro de 2018

Vai, eu vos envio para fazer nações no meio do povo.
Hoje tirei um tempo para descrever a imensa alegria e gratidão por ter participado da semana missionária vocacional na cidade do Riachão do Jacuípe – Bahia.
Por meio do padre Carlos Valério, dos vocacionistas, chegou o convite para que pudéssemos participar. Não poderia ter sido diferente, até mesmo porque seria uma oportunidade de conhecer mais de perto as realidades desse local, onde iríamos abrir uma nova comunidade. Muito me alegrei por ter vivenciado essa semana missionária com a presença tão calorosa das minhas irmãs. Ir. Rosinha que se disponibilizou para participar conosco, Irmã Delva e Ir. Joanita.
São esses momentos fortes de desinstalar e ver outras realidades que nós, religiosas do Sagrado Coração de Maria, nos colocamos a caminho, para dar continuidade à missão do Padre Gailhac.
Éramos 40 pessoas. Fomos divididas em duplas para as diversas comunidades e povoados.
Fui para o povoado de Baixa Nova, e, naquele local, se encontra quatro comunidades que ficam distantes uma das outras. Passei por todas onde tivemos a oportunidade de estar e ouvir o povo. Cada um trazia consigo algo para partilhar de suas experiências de vida.
Era muito bonito e gratificante o que cada um colocava em comum. Tivemos encontro de jovens, famílias, catequese, visita às famílias e sempre terminávamos com a celebração no fim do dia.
Para mim ficou uma gratidão dessa experiência vivida com esse povo do Nordeste. Diante de tantas coisas bonitas, também percebi os grandes desafios que aquelas comunidades encontram desafios da seca e muitos outros. Diante de tudo isso e percebendo nossa juventude como o todo, fiz o compromisso com os jovens do Povoado Baixa Nova, para que pudéssemos pensar como poderemos caminhar juntos, já que eles têm sede de algo para que possam fortalecê-los.
Uma ideia que surgiu de um jovem foi iniciar um grupo de jovens para que pudessem encontrar nos finais de semana.
Também pensei que fosse fundamental um planejamento. Com tudo que vivenciei e aprendi com o povo na semana missionária, voltei com um novo olhar e mais fortalecida na caminhada. Uma nova realidade, um novo começo de abertura da nossa comunidade RSCM no Riachão. Isso me faz sentir a presença amorosa de Deus na minha vida.
Mesmo diante dos desafios, há sempre uma força maior que me impulsiona a ser instrumento de amor, fidelidade, vivendo com alegria e entusiasmo no meio do povo e na minha própria comunidade com minhas irmãs.

“Onde há amor há sempre alegria, essa chama nunca poderá se apagar”.

Rosinéia Aparecida dos Reis – RSCM