Notícias sobre as atividades dos meses de janeiro e fevereiro do Projeto Vida Padre Gailhac – BH

Colônia de Férias

No mês de janeiro aconteceu mais uma  colônia de férias com as crianças e adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac, em BH. Em dias alternados, os participantes que se inscreveram puderam desfrutar de brincadeiras em forma de gincana, atividades recreativas, passeio no zoológico e banho de piscina no sitio Recanto Santa Clara (emprestado por parceiros).

A colônia de férias teve pouca adesão das crianças e adolescentes. Porém, os que fizeram a inscrição para as atividades aproveitaram bastante as atividades da colônia de férias. São diferenciadas para atrair os participantes.

Colaboração de Amanda Stefani – Educadora

Formação no Colégio Sagrado Coração de Maria- BH

No dia 1 de fevereiro, a equipe do Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte participou de dois momentos de formação. Pela manhã, a equipe, juntamente com os colaboradores do Colégio Sagrado Coração de Maria, participaram de uma palestra sobre “Metodologias Ativas” por meio de exposição de ideias, vídeos e as interações entre os colaboradores.

Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre esse conceito, que se referencia ao aluno como sendo um “agente ativo” na construção de sua aprendizagem.

À tarde, a equipe participou de outro momento de formação com o Coordenador do SOR, Sergio Andrade, sobre espiritualidade, que buscou ressaltar o lema inspirador das Irmãs do IRSCM: “Construir pontes de justiça e solidariedade” em nossas ações diárias.

Durante a formação foi utilizado à história de Rute (Bíblia Sagrada), sendo destacado o seu exemplo de coragem, fidelidade, esperança e fé.

Compreendemos que essas características se fazem essenciais para nos fortalecer e preparar em nossa atuação, durante todo o ano, junto às crianças e adolescentes.

Colaboração de Luana Barbosa Lima – Educadora

 

Acolhida 1º semestre de 2018

As crianças e os adolescentes, do Projeto “Vida Padre Gailhac”, tiveram seu retorno às atividades da instituição no dia 05/02/2018 e foi  preparado um momento de celebração para acolhê-los em torno do tema norteador deste ano de 2018:  “Seja semente de Justiça e solidariedade”.

Foi feita a entrega de uma semente de girassol a cada um na entrada. Pedido que a mesma fosse  guardada,  depois do almoço.

Uma roda de conversa  foi formada para refletir sobre o que eles entendiam sobre ser uma semente, justa e solidária.

Após a reflexão foi passado um vídeo sobre a fábula do semeador,  e, após o mesmo, outra reflexão foi proposta. Terminada a reflexão foi feito um gesto concreto com as sementes que no inicio foram entregues.

Foram dadas três opções a eles: plantar a semente no terreno árido, nos  espinhos e na terra fértil, simbolizando como eles iriam conduzir suas vidas e, felizmente, todos escolheram a terra fértil para plantar suas sementes.

Colaboração de Leonardo Willer – Educador

Baile de Carnaval

No mês de fevereiro, as crianças, os adolescentes e a equipe do Projeto Vida se reuniram para festejar o Carnaval.

Tivemos momentos de reflexões em torno da história do Carnaval no Brasil. Foi uma semana muito descontraída. Todos confeccionando fantasias, bandeiras, adereços, ensaiando e compondo marchinhas de Carnaval , tendo como enredo o tema: “Seja semente de justiça e solidariedade” a ser trabalhado durante todo o ano na Instituição.

Todas as produções foram apresentadas no dia do “Baile” (09/02/2018), sexta feira no horário da tarde com  todos os participantes.

O “Baile” foi um sucesso, cheio de cores alegres, músicas, marchinhas de Carnaval, com direito a “Mestre Sala” e “Porta Bandeira”.

Tivemos também a bateria acompanhada com sua rainha e as passistas. Todos desfilaram oferecendo o seu melhor.

No final, os jurados (3 moradores da comunidade) decidiram o grupo vencedor: “SOL DA LIBERDADE” (turno da tarde)  com diferença de 1,5 pontos da equipe UNIDOS DO AMANHÃ (turno da manhã). A festa foi linda!

Celebração e comemoração de 90 anos do CSCM- BH e 15 anos do Projeto Vida Padre Gailhac- BH

No dia 24/02/2018, toda a equipe do Projeto Vida de BH participou de um momento muito importante na história de vida do Instituto das Religiosas do SCM.

A comemoração dos 90 anos de existência do Colégio Sagrado Coração de Maria – CSCM – em Belo Horizonte, no mesmo dia em que o Projeto Vida Padre Gailhac de BH comemora também seus 15 anos de existência.

Foi uma belíssima celebração, que contou com a presença de pais, alunos, professores e toda a equipe de colaboradores da escola.

Foi um momento muito emocionante de muita satisfação para toda a equipe Projeto Vida, que foi convidada a participar das atividades, conjuntamente aos professores do colégio. Foi uma experiência engrandecedora, em que foram realizadas atividades de percussão, oficina de massinha e pintura de rosto. Foi um sucesso total!

Parabéns ao CSCM pelos seus 90 anos de experiência no ramo da Educação de Belo Horizonte e ao “debutante” Projeto Vida Padre Gailhac, pelos seus 15 anos de caminhada.

Colaboração de Cássia Seara – Educadora