Atividades realizadas nos meses de fevereiro e março de 2018 na Unidade Socioassitencial Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Abertura do Primeiro Subtema:

Antes de iniciar o primeiro subtema a ser trabalhado nos meses de fevereiro até abril: “Cultivando e Semeando a Paz”, as educadoras realizaram uma atividade cooperativa com o objetivo de ajudar as crianças e os adolescentes a entenderem sua importância e seu valor, ressaltando que, com a participação e contribuição de cada um, poderemos contribuir para a construção de um mundo melhor.

Foi por meio dessa atividade que realizaram uma introdução do tema anual: “Unidos por um mundo mais justo e solidário”.

Dando continuidade, a educadora fez a dinâmica “Paz nos relacionamentos”, cujo objetivo foi promover a paz e momentos de descontração entre os participantes.

Foi feito uma leitura reflexiva e, a seguir, a cada valor apresentado no texto lido, as crianças e adolescentes faziam um determinado gesto concreto. Como exemplo, citamos: para a palavra um sorriso: uma gargalhada, amor: um abraço, paz; aperto de mão, bem vindos: palmas… e assim foi conduzida a dinâmica de forma harmônica e participativa.

Ao final, a educadora colocou no centro da roda uma cesta de chocolate, para que cada participante pegava e entregava ao colega do lado, com desejos de paz.

Para finalizar, a educadora disse aos participantes que desejava a todos que a paz para eles fossem como o chocolate, deixassem o sabor de quero mais.

Oficina de Culinária:        

Demos inicio à oficina de culinária com as crianças e os adolescentes, sobre a orientação das colaboradoras: Maria Aparecida (Tica) e Elizabete que fizeram pizza de pão para o lanche da tarde.

Devemos ressaltar que as crianças e adolescentes gostam muito desta atividade. Quando o alimento ficou preparado, levaram para a roda e relataram aos demais sobre todo o processo, compartilhando a aprendizagem com os colegas.

Primeiro Encontro com as Mulheres:

No dia 06 de março, aconteceu o primeiro encontro com as mulheres da comunidade. A coordenadora Ozias iniciou o momento, realizando a dinâmica do espelho, momento em que todas as participantes, ao verem sua própria imagem, falaram um pouco sobre si. Os relatos das participantes foram muito positivos. Reconhecem as dificuldades e entraves da vida, mas mostraram-se amadas.

A seguir, apresentamos um vídeo com uma homilia do Papa Francisco, em que aponta a mulher como a responsável pela harmonia do mundo.

Dando continuidade, o momento foi conduzido pela Drª Elisângela Silva Cardoso, que fez uma reflexão junto às mulheres presentes, sobre a importância de cada uma de nós para o mundo.

Para finalizar o momento, ao som da música: Verdades do Tempo (de Thiago Brado), as participantes foram presenteadas com um botão de rosas em homenagem pelo dia Internacional da Mulher.

Oficina de Espiritualidade: a paz começa dentro de mim

Dando continuidade à abertura do primeiro subtema, as educadoras realizaram na oficina de espiritualidade uma roda de conversa.

Para iniciar o momento, algumas indagações foram feitas aos participantes, tais como: O que te faz sentir paz? Como podemos transmitir a paz? Como a paz pode contribuir para um mundo mais justo?

Após o relato dos participantes, foi realizada a leitura de João 16:33, momento em que todos tiveram a oportunidade de ouvir o que Deus nos fala sobre a paz.

Neste momento, as crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de relatar suas vivências.

Evidenciaram a falta de paz na Síria, em nosso país, na nossa cidade, em nosso bairro, em nossa rua e dentro de casa. O momento foi marcado por muitas lembranças tristes e promessas de cada um fazer sua parte para mudar esse triste cenário.

Oficina de Vivência:

Para este momento, as educadoras trouxeram uma leitura para reflexão: “Folha em Branco” – um mundo mais humano e mais fraterno. Foi feito um debate e análise da leitura. As crianças e adolescentes puderam refletir sobre a importância de acreditar e esperançar no próximo.

No segundo momento, cada participante recebeu uma pombinha mensageira de papel e nela deveriam escrever uma mensagem de Paz para alguém especial.

A seguir, fizeram uma bela decoração na pombinha com a mensagem de paz. Para finalizar, foi realizada a dinâmica: Paz no Projeto, embasado na leitura: O lagarto de Esmeralda, que é uma história bíblica que fala sobre ajudar ao próximo, levando a paz para os outros.

Foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto tratado na leitura e por fim, os participantes puderam expressar o que poderiam fazer para trazer paz para o Projeto Vida, para a família e a vida em sociedade.

Homenagem às Mulheres:

As educadoras falaram para as crianças e os adolescentes sobre as grandes mulheres que fazem parte de nossas vidas, exemplo: Irmã Maria de Aquino, Irmã Saint Jean, nossas mães, avós…

A seguir, foi partilhado com as crianças e os adolescentes a homilia do Papa Francisco sobre o valor da mulher em nossas vidas e de como são harmoniosas.

Como gesto concreto, durante a oficina de artes, as crianças e adolescentes realizaram o reaproveitamento e reciclagem de caixas de ovos, confeccionando uma bela rosa vermelha, que foram ofertadas às mulheres no dia internacional da mulher, momento em que as crianças e adolescentes realizaram uma caminhada pelo bairro para realizarem tal oferta. Devemos destacar que os participantes foram muito bem acolhidos pela comunidade.

Celebração do aniversário do Projeto Vida:

A abertura do momento foi realizada pelo coordenador do SOR, Evandro Albuquerque, que fez com muita propriedade o resgate da Fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Na medida em que ele relatava a história, algumas crianças representaram as seis Religiosas que fundaram o Instituto.

Durante a celebração contamos com a presença das Religiosas: Irmã Lucy e Irmã Helena Pin.

Após o resgate da história da fundação, passamos a palavra para a Irmã Helena Pin que, com palavras de carinho, elogiou a maneira em que a fundação do Instituto foi resgatada e com emoção mostrou-se grata por estar participando do momento.

Dando continuidade, aconteceu a celebração pelo aniversário do Projeto Vida, cujo tema celebrado foi a gratidão devido a todas as vitórias alcançadas durante o ano de 2017, uma vez que tivemos a oportunidade de poder contar com o maior número de voluntários; oficinas em parceria com a escola do bairro; uma maior abertura com o CRAS do território; realização de campanha no bairro para arrecadação de alimentos, nos surpreendendo com tamanha doação por parte da comunidade; evento diferenciado para as crianças e adolescentes, durante a feira JPIC; novas parcerias chegaram, sendo considerados nossos “amigos do bem”, com direito a doação de calçados novos pra as crianças e adolescentes; ao Colégio Sagrado pelo apoio e parceria e à fundação do IRSCM, verdadeira razão de ser das Unidades Socioassistenciais, cuja data celebrada pela fundação foi no último dia 24 de fevereiro.

Foi com esses agradecimentos que a coordenadora fez a abertura do momento festivo e, dando continuidade, as crianças e os adolescentes foram completando a árvore da gratidão exposta no mural, colocando os agradecimentos que foram construídos por eles, durante a oficina de espiritualidade, ao ser trabalhado o tema “gratidão”.

Após a construção de uma belíssima árvore de gratidão, foi o momento de cantar parabéns pelos 6 anos do Projeto Vida e, a seguir, houve a partilha de um saboroso arroz carreteiro, bolo e refrigerante para todos os presentes.

Oficina de contação de história:

A oficina da contagem de história foi retomada com as crianças e adolescentes nos dois turnos.

As educadoras planejaram esta oficina de forma diferente com o objetivo de conscientizar as crianças e os adolescentes acerca de valores imprescindíveis para a boa convivência.

Elegeram um livro para ser contado duas vezes por semana. Este livro “O Bom Gigante Amigo”, mostra valores como amizade, amor ao próximo, as necessidades de quem não tem muito, mas não perdeu a fé no coração, etc.

Ao término do livro, será passado o filme da mesma história para que as crianças e adolescentes possam além de ouvir, visualizar acerta do assunto tratado; pois desta forma poderão comparar o seu imaginário com as cenas do filme.

O objetivo desse trabalho é levar as crianças e os  adolescentes a refletir acerca das diferenças e necessidades de cada um, procurando se colocar no lugar do outro, mesmo que não o conheçamos.

Oficina de Taekwondo:

A oficina de Taekwondo foi retomada no mês de fevereiro por meio do voluntário Diego Miguetti, que ministra a oficina, uma vez por semana, nos dois turnos.

Oficina de Pintura:

A oficina de pintura foi retomada no mês de março pela voluntária Hildalene Bellini, que está realizando pintura em quadros com as crianças e adolescentes.

Devemos destacar que está sendo muito participativa a oficina e que os quadros para a pintura são oriundos de reaproveitamento de material descartado ao meio ambiente por fábrica do bairro. Ela orienta as crianças e adolescentes e juntos preparam a madeira para a realização da pintura.

Oficina de Capoeira:

A oficina de capoeira também foi retomada pela voluntária Deborah, que ministra a oficina uma vez por semana nos dois turnos. Objetivando estimular a participação na vida em sociedade, a educadora, sempre que possível, leva as crianças e adolescentes para realizarem a roda de capoeira em outros espaços, como na quadra do bairro, na pracinha do bairro, dentre outros lugares. 

Ozias Fonseca – coordenadora da Unidade Sociassistencial.