Notícias referentes a algumas atividades realizadas nos meses de abril e maio de 2018 – Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Oficina de Ecológica / Horta:

Na oficina ecológica / horta, buscamos orientar as crianças e adolescentes acerca do plantio, da importância da qualidade da terra e do solo; diante disso realizamos uma diversidade de plantios e um sistema de compostagem para adubar a terra que é a reutilização dos insumos dos alimentos.

As crianças e adolescentes sobre supervisão e acompanhamento do Sr. Joaquim, realizaram a preparação dos canteiros e o plantio de mudas de verduras e hortaliças, sendo elas: Alface, couve, almeirão, salsa e cebolinha. Realizaram também o plantio de sementes de: Brócolis, cenoura, beterraba e abobrinha.

Essa oficina possibilita que as crianças e adolescentes tenham conhecimentos acerca da garantia de sistema sustentáveis de produção alimentar; através do plantio, cuidado e colheita, é possível que eles visualizem todo o processo. Além disso, essa oficina contribui para o alcance da segurança alimentar e a melhoria da nutrição das crianças e adolescentes, através de uma alimentação saudável.

Terceiro encontro com as mulheres:

No dia 09 de maio, aconteceu o terceiro encontro com as mulheres da comunidade, o momento foi conduzido pela médica Dra. Elisângela Silva Cardoso, que falou para as mulheres presentes sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar.

Foi um momento muito participativo, o público pode tirar sua dúvida acerca do assunto e, no final, Drª Elisângela trouxe para a roda uma reflexão acerca da responsabilidade da maternidade, instigando as presentes a refletirem sobre a importância de um planejamento familiar, para que as crianças cheguem ao mundo sendo muito amadas e bem conduzidas por meio de uma boa educação e acompanhamento, no caminho do bem.

 

Oficina de Espiritualidade: “o projeto de Deus para nós”

A oficina de Espiritualidade tem o objetivo de resgatar nas crianças e nos adolescentes valore, como o respeito às diferenças. Reconhecendo que, para sermos imagem e semelhança de Cristo, devemos ter um coração puro e procurar olhar o outro com os olhos de Deus. Aos olhos Dele somos todos iguais. No entanto, cada um de nós tem uma característica própria o que nos diferencia dos demais, porém  para Deus o que realmente importa é o que somos e como agimos uns com os outros. Para o momento, nos organizamos em roda e no centro foram colocadas fotos de vários momentos no Projeto Vida, na comunidade, e imagens de várias espécies de animais, simbolizando que somos diferentes, mas necessários uns para os outros.

 

Oficina de Vivência: “Eu e o outro: conhecendo os meus limites e direitos”

Durante a oficina de vivências, as educadoras buscaram, com esta temática, resgatar o respeito à vida do outro. Relembraram com as crianças e adolescentes o caso da Araceli, que foi vítima de estupro coletivo há 45 anos e que, infelizmente, ainda somos abatidos por casos semelhantes. No entanto, acreditamos que, por meio do conhecimento, as crianças e os adolescentes do Projeto Vida terão base para identificarem um carinho de um abuso e exploração sexual. Após a roda de conversa, com esclarecimentos sobre o assunto, as crianças e os adolescentes iniciaram a construção da 3ª edição da cartilha de Prevenção do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que serão distribuídas durante uma Blitz que será realizada em parceria com o CREAS e os CRAS do município, em mobilização e combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontecerá no dia 18 de maio na Praça São Januário, centro da Cidade de Ubá/MG.

Oficina de artes: homenagem as pessoas que cuidam:

Ao aproximarmos do dia das mães trabalhamos a comemoração desta data de forma a homenagear as mães e, também, a pessoa que desempenha o papel de mãe em nossa vida, que pode ser uma avó, uma tia, uma irmã mais velha ou, até mesmo, um pai, um avô e um irmão…

Foi feito com as crianças e os adolescentes, durante a oficina de artes, uma lembrança para presentear a mãe: um suporte para pendurar pano de prato e a pintura de um guardanapo que poderá ser utilizado para tampar bolos e frutas. Durante a oficina as crianças e os adolescentes foram muito criativos, demonstrando capricho e carinho para com aqueles ou aquelas que cuidam de cada um.

Abertura do subtema: “respeitando nossas semelhanças e diferenças”:

Iniciamos o segundo subtema com uma roda de conversa sobre o que queremos e o que objetivamos com este tema. Evidenciamos que a diferença nos enriquece e o respeito nos une, tudo começa por mim.

Foi feita a leitura do livro “Diferentes somos todos” de ALINA PERLMAN e uma reflexão profunda da história, focando em: Todos somos diferentes uns dos outros, cada um tem suas próprias qualidades e características dadas por Deus e que devemos respeitar as diferenças, não exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenha nossas qualidades.

Partindo da reflexão acima, esta atividade objetiva que as crianças e os adolescentes possam aceitar a si mesmo e o outro nos grupos sociais em que fazem parte, por meio do reconhecimento e do respeito às diferenças.

Este subtema será trabalhado nos meses de maio, junho e agosto e pelos assuntos abordados, pretendemos conduzir as crianças e  aos adolescentes a identificarem que somos todos iguais, principalmente aos olhos de Deus e que nossas diferenças nos tornam seres únicos, porém especiais. O enfoque deste subtema será o respeito (elo) imprescindível para toda e qualquer relação, seja ela: familiar, grupal, escolar, o respeito ao corpo, para com a pessoa idosa, enfim, o respeito deve reger todas as relações e toda a sociedade.

Ozias Fonseca – Coordenadora do Projeto