Atividades realizadas durante o mês de maio – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Campeonato de Taekwondo:

Aconteceu durante o mês de maio um campeonato de Taekwondo na cidade de Cataguases / MG. O voluntário da oficina Diego Miguetti levou 14 crianças e adolescentes para participarem do evento. Foi um momento de grande determinação dos atletas do Projeto Vida, momento este que contou com a torcida de alguns pais prestigiando, torcendo e se emocionando com os filhos. Durante o evento foram conquistadas 08 medalhas de ouro e 06 medalhas de prata, ficando a equipe em segundo lugar na colocação geral do campeonato.

As crianças e adolescentes demonstraram espírito de equipe, uns torcendo pelos outros, trabalhando a autoestima, desenvolvendo a disciplina e valores.

Oficina de Pintura:

A oficina de pintura acontece semanalmente através da voluntária Hildalene Bellini, que orienta as crianças e adolescentes a realizarem a pintura de vários contornos e desenhos, tais como: flores, frutas, imagens de animais, etc. Devemos destacar que esta atividade objetiva contribuir no desenvolvimento de habilidade manual de maneira prática, lúdica, decorativa e criativa; durante a oficina utilizam diferentes tipos de materiais, além de noções de redução, reaproveitamento e reciclagem de materiais.

Dia 18 de Maio – Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fórum para os profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

O CREAS, “Centro de Referência Especializado de Assistência Social”,  promoveu no dia 17 de maio um fórum para que os profissionais dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos pudessem se capacitar melhor sobre o assunto, visto que muitas das vezes nos deparamos, no cotidiano profissional, com determinadas situações, que supõem conhecimentos e aprofundamentos neste assunto para saber como agir, tendo uma conduta profissional pautada na ética e na proteção da criança e do adolescente.

Consideramos que este evento foi uma ótima oportunidade para a equipe técnica e educadores sociais do Projeto Vida estreitar os laços com a rede do município e conhecer um pouco da realidade dos demais equipamentos.

 

Blitz Educativa:

Aconteceu no dia 18 de maio, em parceria com o CREAS “Centro de Referência Especializado em Assistência Social” e com os CRAS “Centro de Referência de Assistência Social”, uma blitz educativa em mobilização ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na Praça São Januário, centro da cidade de Ubá.

Cada equipamento social, sendo eles: CREAS, CRAS, CAPS AD e Projeto Vida, teve um stand na Praça para que pudessem apresentar um pouco do trabalho realizado; as crianças e adolescentes do turno da manhã estavam presentes no local, distribuindo a 3ª edição da Cartilha de Prevenção do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, construída por eles durante a abertura do segundo subtema que está sendo trabalhado: “Respeitando nossas semelhanças e diferenças”.  Foi um momento muito emocionante, pois através dessa parceria, nós educadores tivemos a oportunidade de levar as crianças e adolescentes a mobilizarem a sociedade contra este ato que infelizmente acomete várias crianças e adolescentes na atualidade.

Gincana com um Grupo de Jovens:

O Projeto Vida recebeu a visita do coordenador de um grupo de jovens: “Na contra mão da tristeza”, da cidade de Ubá, que realiza um trabalho social pautado em visitas a instituições de longa permanência, hospitais, creches, serviços de convivência, dentre outros. O objetivo da visita era conhecer o Projeto Vida e agendar uma gincana com as crianças e adolescentes que aqui frequentam. Acolhemos com muito carinho o convite uma vez que buscamos sempre propiciar oportunidades como essas às crianças e adolescentes. A gincana aconteceu com muita alegria e animação. Chegaram numa tarde de sábado trazendo música, brincadeiras, lanche e muito carinho aos participantes. Era visível a alegria no brilho nos olhos de todos!

Oficina de Espiritualidade:

Em culminância com o segundo subtema que está sendo trabalhado: “Respeitando nossas semelhanças e nossas diferenças”, a educadora trabalhou o tema semanal: “Quem sou eu?”, com as crianças do Projeto Vida Ir Maria de Aquino com o objetivo de levar as crianças e adolescentes a refletirem sobre quem realmente são e como reagem às situações difíceis, aos momentos de tristeza, de alegria; pois para entender os outros é preciso entender a si mesmo.

No primeiro momento, foi montado um centro com imagens e frases que despertassem reflexões nos participantes; todos em círculo deram inicio à roda de conversa.  A educadora lançava um questionamento e a roda de conversa acontecia com a participação de todos os envolvidos. No segundo momento foi realizada a dinâmica do auto reconhecimento, onde as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de falarem sobre seus defeitos e serem ouvidos com respeito pelos participantes.

Visita das Religiosas do Sagrado Coração de Maria:

O mês de maio foi marcado também pela carinhosa visita das Religiosas: Irmã Terezinha, Irmã Geni e Irmã Helena Pin, que estiveram visitando a sede do Projeto Vida. Visitaram também a escola municipal Ir. Maria de Aquino, localizada no Córrego dos Braguinha, zona rural do bairro; escola esta que atende também cerca de 70 % das crianças e adolescentes inseridas no Projeto Vida.

Durante a visita no Projeto Vida, as Religiosas participaram de alguns momentos com as crianças e adolescentes, oportunizando aos mesmos conhecimentos acerca do trabalho do Instituto RSCM e a efetivação da missão de Pe Gailhac.

As crianças ficaram desejosas de outros momentos assim!

Responsável pelas notícias: Ozias Fonseca