Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

Campeonato de Atividades Recreativas

As crianças e adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac BH, participaram, no dia 19/05/2018, do Primeiro Campeonato de Atividades Recreativas. O Campeonato aconteceu na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Lagoa.  Para participação no Campeonato as crianças e adolescente se inscreveram em cinco atividades recreativas que também são praticadas durante a oficina de recreação. São elas: queimada, rouba-bandeira, circuito por obstáculos, peteca e futebol de salão. Nossos atletas mirins foram prestigiados por uma plateia de pais e responsáveis que torceram e vibraram junto com os pequenos campeões. No final venceram: a alegria, a dedicação e comprometimento com a proposta.

Responsável pela notícia: Leonardo Willer – Educador

Sensibilização “Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes – Releitura do Livro “O medo e a coragem”

Com o objetivo de contribuir para a formação cidadã das crianças e dos adolescentes, enquanto sujeitos de direitos e deveres, e principalmente prevenir a ocorrência de situações de risco social, foi desenvolvido no Projeto Vida Pe. Gailhac-BH, especialmente, durante o mês de maio, atividades de sensibilização “Contra o abuso sexual de crianças e adolescentes”. Em consonância com esta atividade, realizamos, através da parceria com o CRAS-LAGOA, a releitura do Livro “O medo e a coragem” pela própria autora: Janaina Starling. A autora complementou a orientação com a afirmação “Em caso de suspeita ou de abuso sexual disque 100”. As crianças ouviram atentamente e participaram ativamente da discussão sobre este tema, que assola a vida de tantas crianças e adolescentes no mundo.

Colaboração: Simone de Fátima Afonso Pinto – Coordenadora

Participação na Conferência Livre dos direitos da Criança e do Adolescente – CRAS Lagoa

Em 24 de maio, adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac-BH participaram da Conferência Livre dos direitos da Criança e do Adolescente realizada no CRAS Lagoa. As Conferências Livres constituem-se numa das etapas da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade, em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente, na discussão das políticas públicas para a construção do Plano Decenal.

Adolescentes de ambos os turnos participaram dos grupos de trabalho (GT’s) onde trocaram experiências com outros adolescentes e desenvolveram propostas relacionadas aos temas: Proteção Integral, Diversidade e enfrentamento às Violências. Realizaram também duas intervenções teatrais abordando os temas “Violência Sexual” e “Direitos e Deveres dos Cidadãos”. Os adolescentes participantes demonstraram maturidade e compromisso ao se posicionarem e questionarem os assuntos trabalhados. O resultado foi a elaboração de propostas conscientes e inovadoras que visam uma sociedade igualitária que favoreça a formação e a transformação do jovem em um cidadão de bem.

Colaboração: Samuel Couto – Educador

Oficina de SCRATCH

Em 08 de junho de 2018, os alunos da PUC MINAS, do curso de Tecnologia da Informação, ministraram a oficina de SCRATCH para 16 crianças de 06 a 09 anos do turno da manhã.  SCRATCH é uma linguagem de programação gráfica. A proposta foi trazida por uma das alunas que já foi educanda do Projeto Vida Pe. Gailhac-BH. A oficina aconteceu em dois momentos: um com exposição áudio visual oferecendo um entendimento sobre o programa e outro de prática, no espaço do laboratório de Informática.  As crianças amaram a proposta e ficaram com gostinho de quero mais, pedindo informações sobre o site utilizado e solicitando o retorno do grupo de alunos à instituição. Os alunos da PUC MG ficaram de voltar em outra oportunidade trazendo outras propostas e podendo atender as demais crianças e adolescentes interessados.

Colaboração: Nilmara Santos – Pedagoga Social