Seminário de Educadores/as Sociais

Conforme cronograma da REAJE/SCCE, realizamos o Seminário dos/as Educadores/as Sociais nos dias 04 e 05 de julho de 2018 em Belo Horizonte no Centro de Eventos e Espiritualidade Recanto de Assis. Participaram do seminário educadores/as sociais de todas as unidades socioassistenciais (filiais e assessoradas), que trabalham, preferencialmente, com as oficinas de vivências, cidadania e/ou formação humana. São aquelas oficinas que promovem a convivência e as conversações por meio das quais os/as atendidos/as, entre outras questões, obtém informações sobre acesso e violação dos direitos; riscos sociais; discutem os temas presentes no território.

Em 04 de julho pela manhã, a Ir. Helena Pin nos concedeu carinhosamente as boas-vindas e fez a oração inicial. Em seguida tivemos a presença da Ir. Rosinha que realizou uma excelente reflexão sobre Espiritualidade. À tarde houve a palestra, bastante esclarecedora, da professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Márcia Mansur, com tema: Grupos, Ações Coletivas e Fortalecimento de Vínculos na Assistência Social.

No dia 05 de julho refletimos juntas sobre a importância do planejamento para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV; a relevância da articulação entre as oficinas/atividades que são desenvolvidas nas unidades e ainda ponderamos sobre as temáticas definidas por cada unidade para subsidiar as ações do SCFV.

O objetivo do seminário, que foi criar um espaço de formação, discussão e construção conjunta foi atingido com êxito. Tivemos dias proveitosos de aprendizado, socialização e fortalecimento da missão.

Colaboração de:  Equipe REAJE