Notícias do Projeto Vida Pe. Gailhac – Belo Horizonte/MG

Cortejo contra a exploração sexual  de crianças e adolescentes e do trabalho infantil 

Sob a motivação do coletivo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos do CRAS – Lagoa o Projeto Vida Padre Gailhac/Belo Horizonte participou na manhã do dia 26 de junho de um cortejo pelo bairro contra a exploração sexual e o trabalho infantil. O cortejo teve muita animação com apitos, cataventos  e birutas  e chamou a atenção da vizinhança para este assunto tão serio. O evento foi animado pelo grupo de circo da Prefeitura de Belo Horizonte que instigou o grupo com brincadeiras circenses e pequenas apresentações com apoio das próprias crianças e adolescentes envolvidos.

Ao final da manhã todos estavam brincando e sendo crianças… como assim desejamos. Pois… “lugar de criança é na família na escola e na comunidade”.

 

Feira de Artes Orientais 

Com intuito de dar visibilidade às atividades da  oficina de JIU JITSU, aconteceu pela primeira vez no Projeto Vida Pe. Gailhac /Belo Horizonte a FEIRA DE ARTES ORIENTAIS. O evento contou com a presença das crianças e adolescentes e com seus familiares e amigos. Compareceram também os integrantes do grupo de LIAN GONG  do Centro de Saúde e os integrantes da academia TITANIUM de artes Marciais juntamente com seus convidados.

A feira proporcionou aos visitantes participarem das oficinas de origami, confecção de lanterna chinesa e visualização de animes. Em um segundo momento todos foram convidados para prestigiar o Projeto Vida e os grupos convidados com as apresentações e LIANG GONG[i], JIU JITSU [ii]E HAPKIDO[iii] . As apresentações animaram bastante o público, muitos comentaram positivamente e elogiaram o evento. A coordenação do grupo de Liang Gong agradeceu o convite e pontuou o quanto foi positivo para os idosos se apresentarem neste espaço. A feira foi bem agradável e deixou um gostinho de quero mais.

Nilmara Santos –  Pedagoga Social

[i] LIANG GONG –  Lian Gong em 18 terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming,médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que viveu em Shangai na China, até meados de 2013.

[ii] JIU JITSU – Jujutsu, mais conhecido na sua forma ocidentalizada Jiu-jitsu, ju-jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza tanto técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

[iii] HAPKIDO – O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, sua base também é muito usada nos exércitos pelo mundo todo, o aprendizado de técnicas de ataques e defesas de socos, chutes, rolamentos, projeções, escapes, esquivas, torções, alavancas, imobilizações em pé ou no solo, técnicas de alongamento e respiração , além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadasbengalasfacasleques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma Arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.