Celebração SIM’S primeiro semestre 2018 – Projeto Vida Pe. Gailhac – Belo Horizonte/MG

Em julho de 2018 aconteceu no Projeto Vida Pe. Gailhac, em Belo Horizonte/MG, a Celebração dos SIM’S* com a temática ”Seja semente de justiça e solidariedade”. A celebração aconteceu de forma dinâmica possibilitando a participação e interação de todos, com reflexões, músicas e exibição de vídeo.

No inicio do momento celebrativo, cada um dos participantes receberam um vasinho com terra e uma semente de girassol para plantar, e de forma lúdica foram convidados a se colocarem no lugar da semente, afim de que possam florescer e produzir  frutos.

Ao final, as crianças e adolescentes receberam seus SIM’s, simbolicamente em formato de folha para colar no “brotinho”, que foi colado no envelope individual de cada um. Todos singularmente colaram suas folhinhas que foram “germinadas” desde o inicio do semestre. Esse gesto (avaliar, ser avaliado, colher os frutos) possibilita  aos envolvidos uma autonomia no seu processo de desenvolvimento, ajudando-o a refletir e repensar suas ações, além de também reforçar a nossa missão como educadores/as social.

“Para que todos tenham vida.”

Elaine Guilhermina  – Educadora Social

*SIM’S –  Avaliação mensal realizada pela equipe de colaboradores, equipe técnica e crianças e adolescentes sobre o desenvolvimento individual de cada criança e adolescente envolvido. Ao final de cada mês todos recebem um cartãozinho informando o retorno sobre o período avaliado e tem a oportunidade de conversar com os educadores e equipe técnica para entender a avaliação feita ou solicitar alguma ajuda ou dica de como melhorar. Ao final do semestre, é realizada uma celebração para que todos possam, receber o símbolo que representa a caminhada ate o momento. Neste ano o símbolo escolhido foi uma plantinha em coerência com o nosso tema anual “ seja semente de justiça e de solidariedade”.