Missão Jovem Rede Sagrado 2016-2018 – Janaúba/MG

Nos anos de 2016 a 2018 fomos agraciados por Deus com a MISSÃO JOVEM, INTERCÂMBIO SOLIDÁRIO, da Rede Sagrado de Belo Horizonte em terras Janaubense, especificamente na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

A experiência da missão foi muito significativa nas nossas comunidades, foram momentos únicos e inesquecíveis…ricos de partilha…de troca de experiências…do sair de si para ir ao encontro do outro… experiência essa que nos torna mais humanos e solidários.

A interação com os jovens de Belo Horizonte mostrou a nós jovens de Janaúba que somos capazes de fazer bem mais do que imaginamos, e que juntos podemos transformar o mundo. E que o importante não é ter e sim ser. Ser amor…ser esperança… ser encontro…ser alegria…ser luz.

Esse projeto foi muito importante na nossa Paróquia pois proporcionou aos nossos jovens uma profunda vivência com a vocação missionária, um conhecimento maior da nossa realidade, convivendo, aprendendo e evangelizando, nos ajudando ir ao encontro daqueles que mais precisam de um abraço, de uma palavra amiga, dos nossos ouvidos. Percebendo assim as diferentes formas que Deus se manifesta na diversidade e particularidade de cada um.

A missão também foi um momento de nos ajudar a apropriar mais do nossa espaço como jovens, colocando nossos dons a serviço das comunidades.

No término desse ciclo, nossos corações estão eternamente gratos, e o nosso desejo é que tenha a possibilidade de continuar com essa experiência em nossa realidade.

Agradecemos de coração a todos da Rede Sagrado Coração de Maria – BH, que direto ou indiretamente contribuiu com esse projeto. Agradecemos especialmente ao Sérgio, ao Célio e ao Waldemar pessoas com quem diretamente preparamos/organizamos a missão. Aos jovens da rede Sagrado que abraçaram na totalidade esse projeto e se lançaram ao desconhecido dando o melhor de si.  Agradecemos a todos da Rede Sagrado de BH que colaboraram com gestos de solidariedade e na partilha de coração.

Agradecemos a Religiosas do sagrado Coração de Maria na pessoa da Ir. Helena Pin, que nos desafio a abraçar a organização da missão em janaúba e confiou em nossas potencialidades e as irmãs que estiveram conosco nos apoiando e incentivando e principalmente caminhando conosco.

Ao nosso Pároco Pe. Lucas Piropo por nos ajudar e apoiar na organização da missão, sendo ponte principalmente nas comunidades rurais, a todos que colaboraram na missão, seja na acolhida dos jovens na sua casa, acompanhando os jovens na visita, na organização de todos os momentos necessários para que a missão acontecesse da melhor forma possível. Aos jovens de janaúba que também abraçaram essa experiência como possibilidade de crescimento e amadurecimento.

Desde já agradecemos os três anos de missão e esperamos continuar com esta comunhão que faz tanto bem aos nossos jovens. Confiamos a “Missão Jovem do CSCM” a Maria, Mãe, Mestra e Guia para que ela nos recorde sempre: “Fazei tudo o que Ele nos disser.”.

Claudenice Barreto Gomes/ Janaúba-MG