Escola para Formadores/as – Da CRB – Nordeste

Chegando ao fim de três anos do curso itinerante para formadores. Agradecida! Um presente de Deus.

Formação continuada, na vida Consagrada religiosa, requer de cada uma de nós um processo de evolução contínua. Deixar-se formar a cada dia, através de tudo que realizamos.

Depois de trinta dias com vários assessores e colegas de caminhada, levo comigo a importância de se jogar no caminho, sabendo que Jesus vai ao nosso lado nos conduzindo. Segui-lo não tem zona de conforto, mas nos dá o prazer de doar o nosso ser aos mais vulneráveis da sociedade.

Papa Francisco nos lembra de três atitudes – precisamos assegurar a vida de oração, a pobreza e a paciência. Levo comigo essas palavras e peço a Deus que me faça cada vez mais vivenciar o que estou recebendo, seguindo a Deus no amor e ser Feliz.

Lucilene de Oliveira, rscm

Escola para Formadores/as

A Escola de Formadores/as é uma iniciativa das regionais da CRB – Nordeste, com a duração de três anos, dividido em três etapas e um estágio. O desejo de contribuir com as congregações para a preparação de pessoas que estão ou irão assumir a missão formadora para a Vida Religiosa consagrada. A mesma teve como objetivo de contribuir para uma formação sólida e fortemente alicerçada no seguimento de Jesus Cristo, na tradição Bíblica e na Teologia atual da Vida, Religiosa Consagrada. A escola se propôs seguir uma linha do processo mistagógico da vivência profética. “Não ardia o nosso coração enquanto Ele nos falava pelo caminho?”

Durante os três anos fomos desafiadas a percorrer o caminho dos discípulos de Emaús, um caminho que nos convocou a caminhar com Jesus. A nossa caminhada com os discípulos de Emaús revelou-nos que o conhecimento da pessoa de Jesus, a amizade com Ele, a inserção na comunidade dos seus seguidores e o testemunho de sua ressurreição são progressivos, e aos poucos foi nos mostrando que para conhecer o Senhor é necessário caminhar lado a lado com Ele, escutar atentamente suas palavras, deixar-se cativar por Ele, mergulhar no mistério da sua paixão, sentar-se à mesa com Ele e deixar que Ele reparta conosco o pão da vida nova trazida pela ressurreição.

Além dos estudos e aprofundamentos de temáticas especificas, a escola promoveu um espaço de vivência comunitária e forte momento de espiritualidade, partilha de vida, celebração, buscado integrar a pessoa do formador no processo formativo, suas relações com o Mistério de Deus, com a missão, com a congregação e com a realidade atual. Durante o tempo da nossa caminhada tivemos a oportunidade de beber da beleza e riqueza dos diferentes carismas, que muito nos enriqueceu.

A caminhada foi longa, às vezes cansativa e exigente, mas isto não nos tirou a beleza da caminhada e nem o desejo de chegar ao fim de mais uma etapa. Ficam aqui os meus agradecimentos, primeiramente a Deus pelo dom da Vida Consagrada. À Província que não mediu esforços para que eu pudesse participar das três etapas da escola. A cada uma das irmãs que me apoiaram e incentivaram através das suas orações. A todas a minha gratidão.

Geny,rscm

formadores