Patrimônio cultural: biodiversidade e cidadania – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino

As educadoras do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino, de Ubá/MG, buscaram com o tema “Patrimônio Cultural: Biodiversidade e Cidadania” resgatar as tradições, por meio do folclore brasileiro, identificando suas características e valores, para uma melhor compreensão de que somos hoje fruto de uma longa trajetória.

O momento contribuiu para explorar, com as crianças e os adolescentes, a riqueza cultural da cidade de Ubá/MG (músicas, danças, culinária), assim como os patrimônios históricos e culturais que preservam a memória e a identidade dos ubaenses.

O tema trabalhado iniciou-se com o momento de espiritualidade chamado “Nossas raízes estão aqui junto com a história de nossas famílias, amigos e conterrâneos”. As educadoras auxiliaram as crianças e os adolescentes a compreenderem que nossa cultura sofreu várias influências e modificações ao longo do tempo.

Dando continuidade ao tema, o foco voltou-se para o nosso município de Ubá e para os elementos que compõe a cultura local, dentre eles os patrimônios da cidade. Inicialmente, os patrimônios foram mostrados de forma aleatória para aguçar a curiosidade das crianças e adolescentes e posteriormente, na oficina de informática, buscaram informações sobre os patrimônios que mais lhes chamaram a atenção.

Como culminância, as educadoras levaram as crianças e os adolescentes para uma visita à fazenda das Palmeiras, patrimônio cultural do município, que fica localizada no bairro em que o Projeto está inserido e que nomeia o bairro das Palmeiras. No decorrer da visita, as crianças e os adolescentes demonstraram entusiasmo e muita curiosidade, queriam saber tudo relacionado à fazenda, principalmente, porque a fazenda preserva objetos e traços do período escravocrata brasileiro.

Após a visita, e as pesquisas realizadas sobre os patrimônios, as crianças e os adolescentes reproduziram, em grupos, maquetes representando os patrimônios trabalhados. As maquetes foram expostas para apreciação de todos.

Como a culinária faz-se muito presente no folclore do município de Ubá, as crianças e os adolescentes participaram também da oficina de culinária, em que prepararam duas comidas típicas: bolo de cenoura com fubá e bolinhos de chuva que foram saboreados por todos.

Sheila Duriguetto dos Santos – Educadora Social