Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

Pré-Conferência Regional dos Diretos da Criança e do Adolescente

As crianças e adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte/MG, participaram da Pré-Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Regional Venda Nova que aconteceu no dia 15 de Setembro de 2018, na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa localizada no bairro Rio branco.

A Conferência teve seu início no auditório com a apresentação da mesa, em seguida o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Mantiqueira realizou uma apresentação Circense de Acrobacia, Teatro da Chapeuzinho vermelho e Dança do ventre.

Foi realizado um momento de explicação sobre a importância da realização das Conferências livres que tem como objetivo mobilizar e debater com a sociedade, principalmente com as crianças e adolescentes, sobre às políticas públicas de âmbito municipal, estadual e nacional.

Posteriormente, redirecionaram os participantes para os cinco grupos de Eixos Temáticos, que abordaram temas sobre a Garantia de Direitos, Enfrentamento das Violências, Orçamento e Financiamento, Participação e Protagonismo e Espaços de Gestão e Controle Social, todos voltados para a criança e o adolescente.  Os grupos debateram os temas e realizaram dinâmicas para um melhor entendimento da temática pelos participantes, ao final, cada eixo elegeu delegados e suplentes de todas as faixas etárias para as próximas etapas da Conferência e elaborou cinco propostas que foram lidas ao final do dia.

 Paula Rhis – Educadora Social

Campeonato Interno de Jiu-Jitsu 

Em 14 de setembro, as crianças e os adolescentes do grupo que realizam Jiu-Jitsu no Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte, participaram do Segundo Campeonato Interno de Jiu-Jitsu. O evento contou com a participação dos pais, responsáveis e familiares que vibraram e torceram bastante. Antes do início do campeonato, houve uma apresentação de técnicas do Jiu-Jitsu. Tivemos quatro campeões. As lutas foram emocionantes, com muito espirito esportivo e respeito como o esporte exige.

Leonardo Willer – Educador Social

Apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

No dia 05 de setembro os/as adolescentes que participam da oficina de música no Projeto Vida Padre Gailhac-BH tiveram o privilégio de assistir uma apresentação da Orquestra Filarmônica dentro da sala Minas Gerais acompanhados/as pelo educador Samuel Couto. A Sala Minas Gerais é um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O ambiente é magnifico e deslumbrou os adolescentes desde o primeiro momento.

Foram quatro apresentações que prenderam totalmente a atenção do público desde a execução da primeira nota até o momento em que o maestro encerrava as canções.

Essa experiência foi descrita pelos/as adolescentes como única e emocionante.

Os participantes retornaram para o Projeto Vida e em um momento de reflexão compartilharam a experiência com o restante do grupo, desejando que nas próximas oportunidades outros também pudessem conhecer o trabalho encantador da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Samuel Couto  –  Educador Social  

15 anos do programa mesa – Brasil SESC

Para celebrar os 15 anos do Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio – SESC, foi organizado, no espaço do teatro Sesc Palladium, uma tarde festiva e também  instrutiva. Os participantes puderam conhecer mais sobre o programas, sobre os índices de atendimento e ouvir um pouco sobre alimentação.

Tanto o painel quanto as palestras foram bastante significativas. Elas esclareceram e orientaram sobre os transtornos alimentares e de como a alimentação está associada à nutrição física a sociabilidade.

Painel:

Título: A Intersetorialidade como Estratégia para Garantia do Direito Humano à Alimentação

Convidada:  Narjara Incalado Garajau – Mestre em Gestão Social

Título: Tendências do Consumo Alimentar e Estado Nutricional da População Brasileira

Convidado: Rafael Moreira Claro – Professor adjunto do Departamento de Nutrição – UFMG.

Articulador: Leonardo Koury Martins – Assistente social / Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves

Palestras:

Título: Mesa Brasil SESC – uma Rede de Solidariedade contra a Fome e o Desperdício de Alimentos

Palestrante: Ana Cristina Barros Graduada em Serviço Social – UFRJ.

Título: Cozinha Mineira – Tradição e Memória no Uso Integral dos Alimentos

Palestrante:  Vani  Maria Fonseca Pedrosa –  Consultora técnica em Pesquisa Gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Minas Gerais (Senac em Minas)

Título: A Comunicação da Indústria Alimentícia

Palestrante:  José Luiz da Silva Mathias Borel –  Publicitário,  presidente da Associação Mineira de Propaganda- AMP.

Nilmara Santos – Pedagoga Social