RSCMB > Notícias > Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Início do terceiro subtema a ser trabalhado: “Justiça nossa maior bandeira”!

As educadoras Gláucia e Sheila, do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino de Ubá/MG, iniciaram o terceiro subtema: “Justiça, nossa maior bandeira” com as crianças e os adolescentes atendidos/as pelo Projeto. Com uma roda de conversa, incentivaram as crianças e os adolescentes a falarem sobre o que seria “Justiça” para eles/elas.

Após se expressarem, as crianças e os adolescentes ajudaram a construir o “painel da Justiça”, em que eram apresentadas situações e as crianças e os adolescentes se expressavam dizendo se era ou não situações de justiça.

O momento foi muito importante, pois todos/as trouxeram para o grupo situações vivenciadas em seu cotidiano, e analisaram que tal atitude era “justa” ou “injusta”.

Ao final, foi realizada uma dinâmica chamada “A justiça e a Injustiça: todos/as a refletiram e expressaram argumentos se o consideravam o desfecho de determinada história justo ou injusto.

Vale salientar que este subtema será trabalhado nos meses de setembro, outubro e novembro.

Equipe do Projeto

23 de setembro: “Dia internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças”

O tema “Dia internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças”, inicialmente, foi abordado pelas educadoras Gláucia e Sheila, no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino de Ubá/MG, com uma roda de conversa. Nesta roda, as crianças e os adolescentes receberam informações e dados importantes sobre a questão da exploração e do tráfico de mulheres pelo mundo, essas informações despertaram momentos de relatos e de aprendizagem.

Posteriormente, as educadoras realizaram um momento de espiritualidade intitulado “O que Deus quer para as pessoas”. Foram expostas várias imagens para a manipulação das crianças e adolescentes, cada um escolheu uma imagem e relatou aos demais colegas o presente que Deus havia dado aquela família retratada na imagem.

Sheila Duriguetto dos Santos e Gláucia Vaz de Assis – Educadoras Sociais

Semana das crianças

Aconteceu no período de 08 a 11 de outubro a semana das crianças no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino em Ubá/MG.

Neste período, as crianças participaram de várias atividades de recreação, tais como: brinquedoteca, produziram slime, assistiram a filmes com pipoca (cineminha).

No dia 10/10, todas as crianças, juntamente com os educadores, foram a um passeio no sítio da Senhora Sônia Marcelo. Um passeio com direito à piscina e lanche especial, preparado e oferecido às crianças e aos adolescentes pelas senhoras da Família Ampliada. Foi uma tarde de muita alegria e de brincadeiras!

Para encerrar a semana, com chave de ouro, foi oferecido às crianças e aos adolescentes um almoço especial, baseado em uma pesquisa feita pelas educadoras sobre o que as crianças e os adolescentes gostariam de comer. E, ainda, saborearam um delicioso sorvete. Eles adoraram!

Foram, também, presenteados com uma linda bola personalizada, presente doado pelo Colégio Sagrado Coração de Maria de Ubá.

 Sheila Duriguetto e Gláucia Vaz – Educadoras Sociais

“Respeitar as pessoas idosas é respeitar o próprio futuro, pois um dia, Deus permitindo, seremos todos idosos”

As educadoras, do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino de Ubá/MG, Sheila e Gláucia abordaram a temática “respeito a pessoa idosa”. Foi realizada uma roda de conversa com a exposição de frases de valorização da pessoa idosa, que nortearam as conversas e reflexões acerca do tema.

Em seguida, as crianças assistiram o “UP Altas Aventuras” e conversaram sobre as lições aprendidas por meio do filme. Foram expostas várias opiniões que tornaram o momento muito rico e proveitoso.

Como gesto concreto, as crianças e os adolescentes foram, acompanhados pela educadora Sheila, saudar e parabenizar os idosos da comunidade. “As pessoas ficaram muito felizes e outras se emocionaram” – este foi um dos depoimentos de algumas crianças.

Sheila Duriguetto e Gláucia Vaz – Educadoras Sociais

 

Veja Mais: