Noticias do Projeto Vida Padre Gailhac – BH/MG

Minutos de sabedoria 

No mês de setembro, as temáticas discutidas na atividade Minutos de Sabedoria foram: Você Decide,  Fake News, Politica. 

Dia 06 – Tema: VOCÊ DECIDE – Por meio da metodologia do programa “Você decide” (exibido na década de 90) a educadora Solange e o Educador Samuel refletiram com as crianças e adolescentes sobre os temas, como: honestidade, emprego e gênero. Ambos os turnos participaram com muita tranquilidade dos quadros e souberam defender seu ponto de vista, houve discussão e defesa de ideias.

Dia 13 – TEMA – FAKE NEWS – FAKE News foi o assunto proposto pelos educadores Solange e Leonardo, as fake news têm trazido muitos problemas nas mídias de acesso e causando muita polemica e discussões.  As crianças e os adolescentes tiveram acesso a algumas FAKE NEWS e puderam perceber o quão maléficas elas são. Podem acabar com a vida de uma pessoa e colaborar com a injustiça. O alerta foi para todos: temos que parar de acreditar em tudo o que lemos, é necessário buscar outras fontes confiáveis.

Dia 24 Tema – POLÍTICA As crianças e os adolescentes ainda apresentam muita resistência sobre o tema, percebe-se que este efeito é uma consequência de falas de adultos.  Buscando desmistificar a ideia de política representativa/ democracia e Política partidária este assunto está no auge das conversas neste semestre no Projeto Vida, tanto as oficinas de vivências quanto nas demais oficinas. Durante o momento reflexivo as educadoras Cássia Seara e Amanda Stefanie trouxeram um vídeo simples e significativo sobre o conceito de política e sobre o “Jeitinho Brasileiro”. Aos poucos vamos conseguir aliar política a participação popular.

 Responsável pela notícia: Nilmara Santos – Pedagoga Social

Dia do Educador Social 

É Preciso festejar! No dia 17 de setembro foi o dia do educador, celebramos esta data no dia 19 de setembro oferecendo aos nossos colaboradores um lanche especial, “Açaí”, com direito a fruta condimentos e outras delícias.

Esta data não pode ser esquecida, é preciso valorizar os profissionais que buscam fazer a diferença na vida de tantas crianças.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

Fórum Social – JPIC 

Mais um ano para vivenciarmos a proposta JPIC em nossa unidade e para reforçar a importância de estarmos em sintonia com a Justiça a Paz e a Integridade da Criação. Realizamos o VI Fórum Social JPIC no dia 28 de setembro. Estiveram presentes crianças e adolescentes da instituição que se inscreveram previamente; crianças e adolescentes da Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso juntamente com dois professores, e uma professora da escola Estadual Professora Adir Andrade Albano. O Fórum deste ano teve como tema “Construir pontes de Justiça e solidariedade” e lema “Seja semente de Justiça e Solidariedade” Que foram trabalhados durante todo o dia por meio de música, dinâmicas, oficinas e muita conversa. Como gesto concreto do evento aconteceram: o plantio de uma muda no jardim da unidade e a montagem de um painel externo em referência ao JPIC.  A participação do público foi muito boa, em especial das crianças presentes que até então não eram convidadas a participar, e neste ano solicitaram / reivindicaram a participação e deram um show.

 Nilmara Santos – Pedagoga Social

Semana da criança

Durante a semana de 08 a 11 de outubro, no Projeto Vida de Belo Horizonte, celebrou-se a semana da criança. Todas as atividades propostas foram elencadas pelas presidentes mirins eleitas na instituição, as presidentes conversaram, e em consenso montaram um planejamento único para ambos os turnos.

No primeiro dia as atividades aconteceram no campo do Lagoa, pois foi pensado como proposta atividades recreativas (futebol, pega bandeira, queimada, peteca).De modo geral todos gostaram!

No segundo dia de atividades todos trouxeram roupa e toalha para poder realizar algumas brincadeiras com água. O tempo colaborou e o futebol de sabão adaptado aconteceu. A Farra foi boa, e não parou por ai… Neste dia o cardápio foi do jeitinho que eles gostam, um mega sanduíche acompanhado com refrigerante e bombom de sobremesa. 

Na quarta-feira foi o dia da beleza. Tiveram espaços para cuidar do cabelo, da pele, das unhas, fizeram tererê. Neste dia também teve cama elástica, totó e tapete dançante. Neste dia a instituição contou a presença de um voluntário. Luiz Gustavo Borges esteve na instituição para fazer pizza para nossos pequenos. Foi montada uma cantina Italiana com direito a musica típica e luz de velas. 

Na quinta-feira foi realizada a grande festa “SCM House” com direito a balada, karaokê e muitas gostosuras. A proposta foi de um espaço gourmet em que as crianças receberam um valor para investir e puderam degustar das delícias preparadas somente para eles. Na entrada do evento, receberam uma pulseira de acesso e puderam se organizar no espaço da balada ou do Karaokê SCM House, neste espaço cada um recebeu uma comanda e pôde solicitar a equipe de apoio as delícias desejas administrando o valor que receberam na entrada. Ao final todos acertaram suas comandas e foram liberados. A proposta foi muito bem aceita pelas crianças e adolescentes que utilizaram os conhecimentos na área da matemática e do português, treinaram o diálogo e a negociação, além de aprenderem a administrar. 

Essa semana foi muito boa!

 Nilmara Santos – Pedagoga Social