Mais notícias sobre o Projeto Vida Padre Gailhac – BH/MG

Curso Participação e Controle Social  

Nos meses de setembro e outubro a Pedagoga, Nilmara Santos, participou do curso sobre Participação e Controle Social, ofertado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O curso foi dividido em quatro módulos, são eles: Por que Participar?; Transparência e acesso a informação; Como Fazer? e Quem pode ajudar?

O curso online trouxe, em uma abordagem instrutiva e atrativa, conceitos e explicações sobre a importância do processo da participação da população na gerência e fiscalização dos gastos públicos. Muitos conceitos e espaços (secretarias, órgãos, Fóruns, Conferências) foram apresentados esclarecendo seus significados e funções.

“Gostei de ter participado, foi bem atrativo. ” Nilmara Santos.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

Encontro de avaliação e planejamento

Avaliar é preciso. Sempre! Com está intenção a equipe de coordenadores e assistentes sociais das unidades socioassistenciais da Província das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, realizaram nos dias 23, 24 e 25 de outubro o encontro de Avaliação e Planejamento.

Estiveram presentes 17 representantes das cinco unidades socioassistenciais, mantidas pela Sociedade Civil Casas de Educação e a coordenação da REAJE (Rede de Ação Junto aos Excluídos da qual as unidades fazem parte).

O encontro trouxe para este grupo momentos de formação relacionados a Missão, Visão e Valores Institucionais, Vulnerabilidades, Gestão de Pessoas e Comunicação.

Houve partilha relacionada ao Circuito pedagógico, Periferias em rede e sobre o Seminário de Pedagogos Sociais que aconteceu em São Paulo/ SP. Para além das formações e partilhas, aconteceram momentos de alinhamento do trabalho a ser realizado e avaliação dos processos já vivenciados.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

 

Jornada Pedagógica – Outubro

No dia 26 de outubro, a equipe do Projeto Vida Padre Gailhac – BH se reuniu para mais uma jornada pedagógica. A cada mês, dois colaboradores trazem uma temática para ser conversada com o grupo.

Neste mês de outubro, aconteceram dois temas: MISSÃO COMPARTILHADA (um dos textos que serão conversados durante o capitulo geral das religiosas Sagrado Coração e Maria) trazido pelo educador Samuel Couto e FAMÍLIA tendo como educadoras responsáveis em fomentar as discussões Amanda Stefani e Elaine Guilhermina.

Na primeira temática, foi conversado sobre a importância de fortalecermos o trabalho dos leigos nas instituições religiosas, atualmente o número de leigos nas instituições é muito maior do que de religiosos e que as instituições precisam abraçar esta presença de leigos como algo fortalecedor para a missão e ao trabalho na vertente solidária.

Na temática relacionada a FAMÍLIA, foi conversado sobre os tipos de famílias, configurações atuais e a interação entre Projeto Vida e a família das crianças e adolescentes.

Foi um momento de partilha, aprendizagem, troca de ideias e experiências.

Amanda Stefani  – Educadora Social

Halloween

A bruxa andou solta no espaço do Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte!

Dia 31 de outubro, na oficina de Artes Cênicas, foi realizada maquilagem artística com as crianças e adolescentes. As maquilagens lembravam feridas e machucados “monstruosos” na pele.

Além das crianças aprenderem a desmistificar o real do fictício a oficina aproveitou para conversar sobre Halloween e sua intenção comercial e intencional de provar que monstros não existem tudo é apenas uma criação.

Neste dia, também foi criado um cantinho do doce ou susto e três bruxinhas entregaram guloseimas para às crianças e adolescentes.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

 

História em quadrinhos 2018 

Neste ano de 2018 a província Brasileira RSCM estimulou as instituições associadas a rede a participar do 2º Concurso de História em Quadrinhos. O concurso tem por intuito incentivar as novas gerações a:

Participar de uma atividade lúdica, cultural, estimulando o gosto pelas artes; Conhecer ainda mais a espiritualidade das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o carisma de seu fundador, Padre Gailhac, Ir. Saint Jean e Ir. Maria de Aquino; Descobrir seus talentos artísticos; Explorar questões de leitura e escrita; Desenvolver suas potencialidades cognitivas e artísticas.” (regulamento do concurso)

Na unidade o trabalho foi desenvolvido com algumas crianças e adolescentes e três delas abraçaram realmente a proposta e se dedicaram em montar a revistinha representando a instituição.

A história escrita intitulada “Para que todos tenham vida” trás Pe. Gailhac transmitindo o compromisso da missão a três meninas que viajam no tempo por diversos lugares do mundo buscando levar uma mensagem de paz e amor a outros povos.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

Exame de Forró Projeto Vida Padre Gailhac – BH.

No dia 03/11 aconteceu no espaço da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, no bairro Lagoa, o IV Exame de Forró do Projeto Vida. O evento contou com a participação dos professores/examinadores do Centro Cultural e Escola de Dança Catedral do Forró e parte da equipe de colaboradores do Projeto Vida. Na ocasião realizaram o exame 15 adolescentes sendo que 13 foram aprovados.

O evento foi prestigiado por pais, responsáveis das crianças e adolescentes e também da comunidade.

As duas adolescentes que não passaram no exame tiveram a oportunidade de realizá-lo novamente no dia 09/11 no espaço do Centro Cultural e Escola de Dança Catedral do Forró, sendo então aprovadas.

Samuel Couto – Educador Social

 

FESTA CELEBRA O DIA DO EDUCADOR DA REDE SAGRADO

Em 22 de outubro, o Colégio Sagrado Coração de Maria convidou todos os seus educadores para celebrar o Dia do Educador da Rede Sagrado. Os colaboradores do Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte estiveram presentes (Amanda Estefani, Aparecida Chácara, Cássia Seara, Claudia Rodrigues, Nilmara Santos, Paula Rhis, Samuel Couto e Solange Teixeira.)

Foi uma belíssima celebração em honra e agradecimento à uma das profissões mais antigas e, ao mesmo, tempo, nobres: professor e educador.

Os educadores participaram de atividades de espiritualidade, integração e houve sorteio de muitos presentes, incluindo uma televisão. Na oportunidade, o Trio Gestor enfatizou a importância dos professores e agradeceram pelo empenho, pela dedicação e pelo cuidado em dar sequência à promoção da internacionalidade e compromisso com em transformar o mundo por meio da educação.

O marco do Dia do Educador na Rede Sagrado é o lançamento da Revista ELOS – Educação Linhas e Olhares, que este ano está na 10ª edição. A revista é composta por artigos escritos pelos próprios educadores e traz experiências realizadas em sala de aula.

Este ano, a Rede Sagrado trabalhou o conceito “ORGULHO DESSE TIME”, veiculando uma série de fotos de todos os professores das cinco unidades do colégio – Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Ubá e Vitória.

Equipe de Comunicação CSCM – BH e Nilmara Santos (Pedagoga Social