Notícias sobre o Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Eleitor Mirim

Dentro do subtema “Justiça nossa maior bandeira”, foi trabalhado com as crianças e os adolescentes o tema: “Eleições um processo democrático”.

O objetivo principal foi auxiliar as crianças e os adolescentes da compreensão do que é cidadania, participação social e política. Visamos desenvolver ações e atitudes de interação, de colaboração e de troca por meio das experiências em grupos. Para isso, foi realizada uma eleição, em que, as crianças e os adolescentes participaram como candidatos e eleitores.

O processo eleitoral aconteceu com entusiasmo e participação de todos! Os candidatos tiveram a oportunidade de expor sua plataforma política e também de participar de debates com perguntas feitas pelos eleitores mirins.

Foi um trabalho muito positivo! Propiciou às crianças e aos adolescentes conhecerem o título de eleitor, uma vez que cada um recebeu o seu título fictício, bem parecido com o verdadeiro. Além disso, proporcionou conhecimentos sobre o processo eleitoral e, também, a compreensão sobre a importância de nossas escolhas.

 Ozias Fonseca  – Coordenadora

Aniversário de Padre Gailhac

No dia 13 de novembro, aconteceu no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino, em Ubá, a celebração do aniversário de Padre Gailhac. Foi um momento de comemoração em que relembramos a importância da trajetória do Fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

Realizamos uma roda de conversa com as crianças e os adolescentes, enfatizando momentos vividos por Padre Gailhac, desde sua infância, a juventude e o sacerdócio.

Na medida em que seus valores, virtudes e ensinamentos deixados foram relembrados, as educadoras buscaram ressaltar a importância de seguirmos seus exemplos, uma vez que Pe Gailhac sempre foi um homem de fé, carisma, oração, humildade, bondade e persistência. Ele sempre olhou para o próximo com os olhos de Deus; sendo inspiração para todos nós colaboradores das unidades socioassistenciais.

Para encerrar o momento, as crianças relembraram a seguinte frase: “Amar a Deus e fazê-lo amado. Conhecer a Deus e torna-lo conhecido”.

Ozias Cardoso, Coordenadora