Notícias do Centro Educacional Comunitário Bom Pastor – Curvelo/MG

Estatuto da Criança e Adolescente

Visando compreender a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, como instrumento de garantia dos direitos e deveres, foi trabalhado, no Centro Educacional Comunitário Bom Pastor, atividades variadas durante todo o ano sobre o tema, como: pintura, exposição, coreografias, teatro, textos informativos, reflexões entre outros.

Para realização dessas atividades, foi desenvolvido com as crianças e os adolescentes trabalhos lúdicos e prazerosos que permitiram a compreensão dos seus direitos e deveres em forma de lei.

Muitas crianças e adolescentes conheciam apenas alguns dos seus direitos. Mas após trabalhar o ECA puderam entender, de forma mais clara, os direitos e também os deveres das crianças e dos adolescentes.

Dia Nacional da Consciência Negra

Celebrar o dia nacional da consciência negra é uma forma de levantar questões fundamentais, a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro.

Promovemos no Centro Educacional Comunitário Bom Pastor reflexões acerca do reconhecimento da luta e da resistência dos negros ao longo da história, para isso foram realizadas atividades como: rodas de prosa, filmes, poema, coreografias, danças, encenações e histórias.

Na oficina de capoeira também refletiu-se sobre o tema e sobre a importância da capoeira para os negros, relembrando que, entre outras coisas, ela era usada como autodefesa em caso de guerras ou rebeliões, contra os senhores da fazenda e capitães de mato.

Enfim, foram atividades que geraram grandes resultados entre as crianças, os adolescentes e, até mesmo, os educadores. Pois todos puderam ter, um pouco mais, de conhecimento sobre o tema.

Autoria dos textos:

Cleonice Pereira de Almeida Ribeiro ( Educadora Social)

Jhonatan Fernandes ( Educador Social)

Rosely do Rosário ( Educadora Social)

Reginalda Sueli Silva ( Educadora Social)