Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

Adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac – Serra são eleitos delegados em Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nos dias 29 e 30 de novembro os adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac participaram da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do município de Serra/ES. Cinco adolescentes representaram a Instituição nestes dois dias de formação, debates e criação de propostas. Após a apresentação e a votação das propostas, foi realizada a votação e eleitos, pela assembleia, quatro adolescentes – delegados e suplentes – que os representarão na próxima Conferência. Dois adolescentes do Projeto Vida, Elenildes Neta e Isaque Santos, foram escolhidos como delegados suplentes, e poderão nos representar na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para 2019.

O evento contou com mais de 400 pessoas inscritas, e a participação das crianças e dos adolescentes foi extremamente satisfatória.

Confira abaixo um pouco mais sobre a Conferência:

“Uma Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público federal, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas.

As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) são um espaço de construção de propostas cujos desdobramentos influenciam na elaboração das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil”.

Texto disponível em: http://www.direitosdacrianca.gov.br/  acesso em 14/11/2018.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Crianças e Adolescentes do Projeto Vida visitam a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo

No dia 07 de dezembro, as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac de Serra- ES participaram de uma visita à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Durante a visita guiada por um representante da Assembleia, as crianças e os adolescentes puderam conhecer a história do Estado, as funções do poder legislativo e sobre o trabalho desempenhado pelos Deputados Estaduais.

A visita fez parte do projeto “Escola do Legislativo” que tem como objetivo aproximar a sociedade, em especial, os mais jovens, dos trabalhos elaborados pela Assembleia. Para isso, desenvolve programas voltados para estimular a consciência política nas crianças e nos adolescentes. Durante parte da visita, as crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de simular a eleição de representantes e a criação e votação de uma lei, e vivenciaram assim, de maneira dinâmica o trabalho do poder legislativo.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Semana da Consciência Negra

As Crianças e os Adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac, Serra, e a comunidade de Jardim Carapina/ES, celebraram a Semana da Consciência Negra.

A semana entre os dias 20 e 24 de novembro foi intensa e repleta de atividades diferenciadas, incentivando a valorização e o fortalecimento da cultura afro-brasileira. Dentre as atividades desenvolvidas estavam, produção e apresentações de números artísticos: desfile da beleza negra, show de talentos, mostra cultural, oficinas de turbante, construção de bonecas Abayomi, máscaras africanas, pintura corporal, fotografia e hip hop, celebrando de forma crítica e contextualizada esta data tão importante.

As atividades desenvolvidas tiveram como principal objetivo o fortalecimento da identidade, da valorização e do desenvolvimento das potencialidades das crianças e dos adolescentes.

Parte da programação foi estendida à participação das famílias e assim, durante algumas das atividades, o Projeto Vida Pe. Gailhac se viu cheio de crianças e de adolescentes, dos familiares e de membros da comunidade, que vieram prestigiar a nossa programação.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais