Noticias do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Celebração de Ação de Graças

A celebração de ação de graças foi um momento para muita reflexão. As educadoras sociais prepararam um “canto/altar” contendo alimentos, flores, palavras, bíblia e um galho simbolizando uma árvore seca.

Iniciamos ao som da música “A montanha” e as crianças e adolescentes puderam observar os elementos expostos. Falamos das razões pelas quais devemos ser gratos e posteriormente foi realizada a leitura da passagem bíblica “Os dez leprosos” e a reflexão da mesma.

Em seguida, as crianças e adolescentes foram levados a perceberem que aquela árvore seca, simbolizava nossa vida sem o ato de agradecer, ou seja, vazia. Assim todos foram convidados a enriquecê-la com os motivos de gratidão (cada um escolhia um motivo e explicava o porquê da escolha), tornando a árvore bonita. Reforçamos que quanto mais gratos somos pelo que recebemos, pelo o que temos, mais bonita nossa vida se torna.

Para encerrar foi contada a história “A menina Poliana”, ressaltando que devemos sempre agradecer pelo que temos. Ao final, partilhamos um deliciosos bolo. O momento foi grandioso para todos, que puderam perceber as pequenas coisas da vida.

Gláucia Vaz – Educadora Social

Celebração do dia do Voluntariado

Com o objetivo de valorizar e de demonstrar a nossa gratidão àqueles que nos ajudam na realização de nossas atividades, realizamos a Celebração do Dia do Voluntário.

O momento foi conduzido pela coordenadora, Ozias Fonseca, que fez a acolhida dos participantes. Ressaltou que o dia 05 de dezembro é uma data muito importante para nós, pois exercer o voluntariado é praticar a liberdade total de escolha, uma vez que esse ato você só pratica quando realmente quer, como o próprio nome diz é um ato voluntário de escolher fazer o bem a alguém.

Parabenizamos os voluntários que estavam presentes, referindo aos mesmos como “Amigos do Bem”, aqueles que incluíram o Projeto Vida em seus projetos de vida e que, como consequência, contribuiu de maneira muito significativa no êxito de nosso trabalho.

Dando continuidade, realizamos a dinâmica da gratidão, tendo em vista que estamos em um momento muito propício para demonstrarmos a nossa gratidão, expressarmos aquilo de bom que nos aconteceu neste ano. Cada um, a seu modo, fez o seu agradecimento e para finalizar, em nome do Projeto Vida, demonstrei gratidão a cada um dos voluntários que nos ajudam cotidianamente a trabalhar na defesa da vida.

A seguir, as crianças e os adolescentes prestaram uma homenagem aos voluntários, cantando a música “Fica sempre um pouco de perfume”, entregaram uma flor e um cartão, ambos confeccionados na oficina de artes, com a educadora social Sheila e a voluntária Hildalene Bellini.

Ozias Fonseca – Coordenadora

Reunião com os responsáveis para apresentação e encerramento das atividades

No dia 11 de dezembro, as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino apresentaram para seus familiares os trabalhos realizados ao longo do ano.

Tivemos uma apresentação de teatro “O Senhor Palha”, encenado pelas crianças e pelos adolescentes do turno da manha; apresentação em grupos das atividades relacionadas ao tema anual “Unidos por um mundo mais justo e solidário” e aos subtemas “Cultivando e semeando a paz; Respeitando nossas Semelhanças e nossas Diferenças; Justiça nossa maior bandeira e por fim, Solidariedade é o Amor em movimento”, por ambos os turnos.

Após as apresentações a coordenadora, Ozias Fonseca, solicitou a participação do público para auxiliar (com dicas e sugestões) para 2019. O momento foi de grande interação, em que a valorização e a opinião dos responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes foram evidenciadas.

O momento foi encerrado com as crianças e os adolescentes cantando a música “Um mundo bem Melhor”.

Glaucia Vaz – Educadora Social

Confraternização com as crianças e os adolescentes

Aconteceu no dia 12 de dezembro a confraternização com as crianças e OS adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino. Foram momentos de interação e entrosamento, utilizando o simbolismo do Natal como forma de reflexão, promovendo valores positivos para a nossa convivência.

As crianças e os adolescentes curtiram o dia na “Chácara do Tista”, espaço cedido pelos nossos amigos do bem, “João Batista e Regina”. No local, jogaram futebol e realizaram diversas brincadeiras. Contamos com a presença do voluntário Diego Miguetti e da voluntária Hildalene Bellini, foram momentos repletos de diversão!

Foi servido às crianças e aos adolescentes um almoço delicioso, acompanhado de churrasco. De sobremesa, partilhamos um bolo de chocolate, doado por uma mãe de duas crianças que frequentam o Projeto. Ao final, tivemos o “chococulto” quando as crianças e os adolescentes trocaram chocolates.

Foi um momento muito especial de confraternização entre as crianças e os adolescentes, dos dois turnos, consideramos que o lazer e a diversão são fundamentais para uma boa convivência e qualidade de vida.

Sheila Duriguetto – Educadora Social