Atividades do Projeto Vida Padre Gailhac – BH / MG

Atividades Diferenciadas – Janeiro de 2019

Durante a primeira quinzena do mês de janeiro, 32 crianças e adolescentes participaram das atividades diferenciadas no Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte.

Foram realizadas inúmeras atividades, incluindo uma gincana do desejo das crianças e adolescente sob a organização da equipe de colaboradores.

Durante a gincana aconteceram: Jogo da memória e Quis, Retrospectiva 2018, Enche e Sopra.

Moeda no Túnel, Lápis no dedo, Coliseu de dominó, Torre de esmalte, Copo e balão, Jogo das 3 pistas (perguntas e respostas em anexo), Qual é o filme?, Sincronismo, Bola quente Espelho, Pastelão quente, Brincadeira do “É”, “Não” e “Por que?”, Circuito, Corrida do bambolê , Lá lá lá

Continue a música, Quem é o artista?, Argolas, Sim ou Não (Ouvidos tampados), Corrida de bandeiras em equipe, Cabo de guerra, Corrida do Bambolê, Circuito, Queimada Real, Corrida de corda.

Aconteceram também o Campeonato de vídeo game e Brincadeiras com água.

Os participantes adoraram as propostas, ao final foi entregue um prêmio para a equipe vencedora e um prêmio de participação para a equipe que ficou em segundo lugar.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

Formação CSCM- BH

A equipe de colaboradores do Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte retornou aos trabalhos no dia 01 de fevereiro de 2019. Nesse dia, a equipe deslocou-se para o Colégio Sagrado Coração de Maria, onde já estava previsto um encontro com toda a equipe de coordenação e professores para a Jornada Pedagógica.

O momento foi iniciado com uma fala de Daniela Afonso, retratando o Relatório de Gestão 2018. Daniela contextualizou o grupo sobre os ganhos obtidos e a necessidade de avançar no ano de 2019, e afirmou “não podemos fechar os olhos para os alunos que não aprendem”.

Em seguida a coordenadora de seguimento – Renata Ribeiro – conversou com todos sobre Habilidades Socioemocionais. Renata partilhou que as práticas devem ser vivenciadas, pois aprendemos mais quando vivemos do que quando simplesmente ouvimos; deixou como dica utilizarmos mais dos “problemas” como aprendizagem, desafiando sempre o aluno a se superar. Ao final, comentou também a importância de estarmos sempre atentos às novidades vindas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Estiveram presentes, nesta manhã, os professores, os coordenadores e Equipe do CAEP.

No período da tarde, a equipe de colaboradores do Projeto Vida Pe. Gailhac se reuniu com Sérgio Andrade, coordenador do SOR, para um momento de formação na linha da Espiritualidade. Foi conversado sobre a Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, através de dinâmicas e muito bate papo; o momento foi se tecendo de forma agradável, deixando um gostinho de quero mais.  A equipe ficou com a tarefa de dar continuidade ao processo e apresentar o retorno no próximo encontro, em março.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

Acolhida do primeiro semestre – dia 05/02/2019

Acolher as crianças e adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte foi a proposta dos dois primeiros dias de atendimento após o recesso de janeiro.

O momento foi preparado com bastante carinho, buscando estimular a participação dos beneficiários nas demais atividades durante todo o ano.

Neste dia, foi apresentado em forma de desafio o tema central a ser trabalhado: “Faça acontecer. Conquiste seus direitos”. Aconteceu também uma conversa buscando alinhar o pacto de convivência dentro da instituição.

Nesses dias as crianças e adolescentes puderam organizar seu horário de rotina semanal, já podendo cada um se organizar para participar efetivamente das atividades e já auxiliaram na montagem do painel central de avaliação dos SIM’s.

Teremos muita caminhada ainda pela frente…

Que o ano seja tão bom como foram estes dias!

Nilmara Santos – Pedagoga Social