Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac / Serra – ES

Convivência e diversão no Projeto Vida/Serra-ES – janeiro / 2019

Durante o mês de janeiro, o atendimento às crianças e adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac de Serra se deu com o desenvolvimento de atividades diferenciadas, trazendo o lúdico como forma de aprendizado e alcance dos objetivos do serviço.

Num clima de alegria as crianças e adolescentes envolveram-se em atividades reflexivas e recreativas que, na sua maioria, eram coletivas, fortalecendo os vínculos e o sentimento de pertença em relação ao grupo.

Foi uma festa! Aproveitando o clima de férias escolares, os mesmos participaram de gincanas, oficina de culinária, banho de mangueira, passeios a parques municipais e, para finalizar o mês, um dia de lazer na praia do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Foram momentos ricos de vivências, aprendizados, estímulos e participação.

Mirella Bastos Del Piero – Coordenadora Projeto Vida

Planejamento 2019 – Serra/ES – Fevereiro 

E foi com muita alegria que a equipe de colaborador@s acolheu as crianças e adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac de Serra para início das atividades regulares de 2019.

Com momentos coletivos de planejamento, envolvendo funcionários, técnico de referência do CRAS, atendidos e familiares; construímos um Percurso Socioeducativo que, além de contribuir para aquisições progressivas de autonomia e fortalecimento dos vínculos dos usuários, pudesse também trabalhar com as potencialidades de cada um. A escolha do tema anual se deu a partir de avaliações e reflexões, considerando a realidade local, os objetivos do serviço e as demandas emergentes.

“JARDIM DE CORES – UM TESOURO A DESCOBRIR”, esse foi o tema anual escolhido para nortear o trabalho desenvolvido durante o ano de 2019, trazendo de forma metafórica a palavra JARDIM, fazendo uma alusão ao bairro Jardim Carapina; CORES como uma forma de valorização das diferenças e UM TESOURO A DESCOBRIR trabalhando na perspectiva de potencialização dos sujeitos e da comunidade.

Assim, acreditamos estar contribuindo para elevação da autoestima do território, transcendendo o estigma da periferia marginalizada, amplamente disseminado nas mídias, onde a pobreza econômica se torna sinônimo de pobreza cultural e humana.

Começar um ano com esperança e energia positiva é ter certeza de que estamos possibilitando a construção de laços e parcerias, que contribuirão para o desenvolvimento de um trabalho coletivo com qualidade. E foi assim que começamos, com uma equipe alinhada e esperançosa!

Mirella Bastos Del Piero – Coordenadora Projeto Vida