Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino

Grupo de Vivências

Devido à tragédia ocorrida em Brumadinho foi realizada uma roda de conversa sobre o tema com as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino. Nesta roda, todos partilharam seus conhecimentos a respeito do caso.

Foi realizada também uma dinâmica, em que foram expostas imagens e os participantes deveriam classificá-las como crime ambiental ou tragédia natural. O momento foi propício para que todos pudessem ver e rever a sua responsabilidade para com o meio ambiente e compreender a diferença entre um crime ambiental e uma tragédia natural.

Glaucia Vaz – Educadora Social

 

Introdução ao tema anual “Justiça a Nossa Maior Bandeira”

As educadoras sociais realizaram uma roda de conversa para informar as crianças e aos adolescentes sobre o planejamento das atividades, o tema anual, os objetivos e as metas que pretendemos alcançar. Durante a roda de conversa, algumas crianças e adolescentes visualizaram suas sugestões dentro do planejamento, o que foi muito pertinente e motivador para eles.

Foi reforçado a importância de empenharmos para, juntos, alcançarmos os objetivos propostos. Visamos melhorar o convívio social e possibilitar o combate a injustiça, a indiferença e a violência em nosso território. Consideramos relevante que os participantes adquiram consciência de que são possuidores de direitos e deveres e podem ser protagonistas no seu meio familiar e social.

Glaucia Vaz – Educadora Social

Grupo de Vivência – Dinâmica

Foi realizada a “dinâmica dos 30 segundos”, visando estimular a participação de todas as crianças e os adolescentes nas rodas de conversa e ainda ajudá-los a compreender a importância de ouvir o outro com respeito.

Para o momento foi apresentado um tema e baseado neste tema iniciamos a conversa em que cada participante teve 30 segundos para expor sua opinião, os demais deveriam prestar atenção e respeitar a fala do colega. Ao final da dinâmica, as educadoras demonstraram aos participantes que, para construirmos boas relações, são necessários escutar e respeitar o momento de fala do outro com simpatia.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Oficina de Espiritualidade

A educadora social realizou uma roda de conversa com a frase: “A paz que vem de dentro do coração é capaz de desarmar a tempestade que vem de fora”. O objetivo foi instigar nas crianças e nos adolescentes o entendimento que a paz deve prevalecer mesmo diante das dificuldades.

Para este momento foi utilizado como embasamento a passagem bíblica de Isaías 32-17 “O fruto da justiça será a paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre”. Por meio da conversa os participantes puderam perceber a necessidade de cultivar a paz e que o diálogo é muito importante para resolver os conflitos demonstrando amor a vida do próximo.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Reunião com os responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes

Foi realizada a primeira reunião com as famílias e/ou responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes atendidos pelo Projeto Vida Ir. Maria de Aquino.

Os objetivos desta reunião foram: apresentar o tema anual e subtemas, que serão trabalhados ao longo do ano; apresentar o cronograma de atividades com os dias letivos e dias de planejamento; solicitar a atualização da declaração escolar; apresentar o conselho tutelar e suas atribuições; lembrar os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e a importância da participação das famílias.

Foi ressaltado para os familiares a importância de serem participativos na vida das crianças e dos adolescentes e que pretendemos neste ano estreitar, ainda mais, os laços entre Projeto e família visando à proteção das crianças e dos adolescentes.

Ozias Fonseca – Coordenadora.

Abertura do 1º subtema: “A paz é fruto da justiça”

Foi realizada uma roda de conversa com o tema violência. Nesta roda foram discutidos os diferentes tipos de violências que acontecem contra: as crianças e os adolescentes; os idosos, as mulheres, os homossexuais, os negros, os direitos dos cidadãos, a natureza, os animais e o bens públicos e comuns.

Após a conversa sobre o tema, a educadora instigou nos participantes a seguinte reflexão: quais contribuições podemos ofertar para promover a paz? Todos participaram dando sugestões e se propondo a agir de forma harmônica para que possamos viver em um ambiente de paz.

Glaucia Vaz – Educadora Social

Dinâmica: “para quem você tira o chapéu?

Aconteceu o desligamento do adolescente João Victor Santos, devido ao fato de ter completado seus 15 anos. Foi realizada uma celebração deste momento com a participação das crianças e dos adolescentes. Com palavras de estímulo e gratidão, a coordenadora deu início a dinâmica “Para quem você tira o chapéu?”, momento em que João Victor se expressou de maneira muito natural, demonstrando seu carinho e gratidão pelo Projeto Vida. As crianças e os adolescentes se emocionaram com seus relatos e prestaram homenagens a ele. Devemos ressaltar que esta atividade propiciou às crianças e aos adolescentes exporem suas emoções e sentimentos.

Dando continuidade ao momento, a coordenadora pediu ao adolescente para definir sua vida com uma palavra e ele respondeu: “Esperança”, porque o Projeto Vida promove esperança de dias melhores na vida das crianças e dos adolescentes”.

Para finalizar o momento, João Victor disse aos colegas: “desejo que vocês valorizem tudo o que aprendem aqui no Projeto Vida, para que saiam uma pessoa melhor, eu estou saindo bem melhor do que entrei”.

Ozias Fonseca – Coordenadora

Reunião Itinerante do Conselho de Segurança Alimentar

Aconteceu no mês de março, na sede do Projeto Vida, a primeira reunião itinerante do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ubá), as reuniões itinerantes têm como objetivo que os participantes do conselho possam conhecer as entidades que estão inscritas no respectivo conselho. Os conselheiros e representantes das entidades foram acolhidos pelas crianças e pelos adolescentes que frequentam o Projeto Vida, que lhes apresentou todo o espaço e partilharam um café da manhã. O representante da EMATER apresentou seu trabalho e nos relatou acerca da possibilidade de acontecer um momento de formação com um técnico especializado da EMATER para agricultores na horta do Projeto Vida.

Ozias Fonseca – Coordenadora

Celebração do aniversário do Projeto Vida

Aconteceu no dia 12 de março, na sede do Projeto Vida, a celebração em comemoração ao seu 7º aniversário.

O tema abordado durante a noite foi a “Coragem”, inspirada na Religiosa Irmã Maria de Aquino.

Aconteceu uma apresentação teatral da história da Irmã Maria de Aquino (Emilinha), desde seu nascimento, sua decisão pela vida religiosa, sua chegada ao Brasil e a abertura do Colégio Sagrado em Ubá. Guilherme, uma criança atendida pelo Projeto encantou a todos com uma apresentação de flauta. As crianças e os adolescentes apresentaram um poema, construído por eles sobre a coragem da Irmã Maria de Aquino. Aconteceu, também, uma homenagem à Irmã Rosinha, pelos seus 50 anos de vida Religiosa e, em seguida, foi realizada uma apresentação musical sobre coragem. Finalizando, cantamos parabéns para o Projeto Vida e todos partilharam um saboroso arroz carreteiro com refrigerante e bolo.

Ozias Fonseca – Coordenadora