Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – BH

Aniversário do Projeto Vida Padre Gailhac- BH

No dia 22 de fevereiro, aconteceu o momento celebrativo em comemoração aos 16 anos do Projeto Vida Padre Gailhac-BH.

O momento foi realizado pelos educadores Samuel Couto e Amanda Stefani e contou com a colaboração das crianças, dos adolescentes e dos demais membros da equipe de colaboradores. Durante a celebração, foi realizado um resgate da história do Projeto Vida por meio da leitura de frases de Pe. Gailhac, apresentação de teatro com fantoches, paródia de música e partilha de experiências vivenciadas pelas crianças e pelos adolescentes atendidas pela instituição.

Contou com a presença das crianças e adolescentes de ambos os turnos, dos colaboradores e na parte da manhã com a representante da escola integrada (Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso) e parceira nos Projetos relacionados ao Córrego Capão Sueli Correia.

Samuel Couto e Amanda Stefani   – Educadores Sociais

Culminância dos trabalhos dos grupos de Convivência / fevereiro

Festejar é preciso…

No dia 01 de março de 2019, aconteceu a matinê carnavalesca do Projeto Vida Pe. Gailhac, de Belo Horizonte. O evento foi realizado como culminância dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de convivência no mês de fevereiro que trabalhou com a temática “o poder do coletivo”. Durante o mês, as crianças e os adolescentes tiveram oportunidades de conversar e de refletir sobre a importância da união da sociedade em prol a um objetivo comum. Por meio de vídeo, de confecção de cartazes e de bate papos o tema foi se desenrolando ao passo de serem montadas duas Escolas de samba na unidade, turno da manhã (Unidos do amanhã) e turno da tarde ( Sol da liberdade). Esta metodologia de trabalhar com o carnaval favorece em muito o tema, visto que, as comunidades se unem e trabalham muito para defender seu território seu escudo, sua escola… para além de trazer para a avenida temas de interesse da sociedade e críticas pertinentes.

No dia da apresentação as crianças e os adolescentes se organizaram e se apresentaram para uma mesa julgadora. O desfile da manhã defendeu o tema da instituição “Faça acontecer. Conquiste seus direitos” trazendo alas referentes ao direito a vida,  violação de direitos fazendo referência a Brumadinho e ao esporte. Já o turno da tarde defendeu o tema “O que está acontecendo no mundo?” e trouxe alas representando a imigração e os animais em extinção. Ambas as escolas continham bateria, mestre sala porta bandeira e rainha de bateria.

A escola Campeã foi SOL DA LIBERDADE pelo segundo ano consecutivo com diferença de 6 pontos da escola UNIDOS DO AMANHÃ .

Solange Teixeira (Educadora) e Nilmara Santos  (Pedagoga Social)

Momento de formação sobre o ECA

No dia 25 de fevereiro de 2019 a equipe de colaboradores se reuniu para conversar sobre o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). O assunto foi trabalhado pelo colaborador Leonardo Willer e colaboradoras Solange Teixeira e Nilmara Santos. Apresentando slides explicativos, vídeos e imagens a equipe discutiu situações atuais vivenciadas por crianças e adolescentes, e a “luz” do ECA refletiu quais ações deveriam ser tomadas em defesa das violações ocorridas.

O momento foi bastante produtivo, as discussões foram boas. Valeu muito a pena conhecer melhor o ECA.

Nilmara Santos – Pedagoga Social