RSCMB > Notícias > Mândalas – Projeto Vida Padre Gailhac/ Serra-ES

Mândalas – Projeto Vida Padre Gailhac/ Serra-ES

Atividade de aproximação e fortalecimento dos grupos por meio de MANDALAS

 

Os trabalhos do Projeto Vida neste período se voltaram ao fortalecimento e solidificação dos grupos de convivência, e, como uma estratégia, para a aproximação das crianças e dos adolescentes umas das outras e a busca pela construção de um espaço saudável de convivência grupal, as oficinas trouxeram a figura das mandalas para o enriquecimento do trabalho.

As mandalas são representadas pela união de elementos diferentes que juntos apresentam uma única figura, plasticamente harmoniosa, e em várias crenças e culturas diferentes significam união e integração. Utilizando-se desta metáfora os educadores puderam introduzir a ideia da criação da identidade coletiva de cada grupo considerando as particularidades e características de cada criança e adolescente, trazendo estas diferenças como tesouros e preciosidades que devemos valorizar.

Cada criança e adolescente pintou sua mandala individual e posteriormente colaboraram na pintura de uma mandala coletiva. Em um segundo momento os participantes foram desafiados a construírem mandalas humanas, enriquecendo o trabalho reflexivo com atividades de expressão corporal.

As reflexões trazidas ao grupo durante este processo pautaram o convívio com as diversidades e a sua valorização.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.